Aprender o alfabeto brincando
Minha namorada ganhou da mãe dela um quadro branco e recentemente ela nos deu para deixar o quarto do Miguel ainda mais legal, aproveitei uns presentes da Command 3M para fixar o quadro, o potinho de canetas, o porta toalhinha de apagar (sem usar pregos!) e tchum! Transformamos o quarto em um ambiente mais lúdico e com possibilidade de uso pedagógico.
Bem, vamos a brincadeira que inventei com ele. Você vai precisar de:
- 1x papel/lousa/quadro/app de desenhar
- 1x algo para escrever
- 1x algo para apagar
- 1 pouco de tempo
Nosso jogo é assim: se ele faz 20 pontos, ele ganha algo que gosta (bjs, Skinner!). No nosso caso, ou ele ganha 30 minutos de videogame ou ele escolhe um livro pra eu ler pra ele (coisa que eu já faria, não contem pra ele). Temos dois jogos: encontre a letra (onde eu falo uma letra e ele a circula) e adivinhe a letra (onde eu escrevo uma letra e ele precisa me dizer qual é). Cada letra acertada é um ponto.
Começamos no fim de semana essa brincadeira. Alfabetização é um trabalho de formiguinha e faço isso brincando e evitando passar minha ansiedade para ele. Tenho certeza que brincando se aprende melhor, eu mesmo aprendi a ler e escrever brincando com minha irmã na infância, antes de eu começar a ir na escola ela fingia ser minha professora e me ensinava o que havia aprendido em suas aulas, já que ela é 4 anos mais velha que eu 🙂
E aí, como está sendo, como foi ou como espera que seja a alfabetização da sua criança?
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Venha contribuir!