Metas espertas para 2015
No final do ano passado tive a oportunidade de começar um processo de coaching, pois tem muitos aspectos da minha vida pessoal e profissional que pretendo mudar. Mudar a forma de pensar, mudar hábitos ruins, criar hábitos bons, seguir métodos eficientes, encontrar meu propósito, são todas coisas difíceis e que nós mesmo criamos barreiras muitas vezes, e sair do papel de vítima para o de protagonista da própria vida é assustador.
É por isso que sou muito grato por poder contar com alguém por perto me auxiliando com todas essas coisas.
Escrever as metas no papel ou num post é sempre um passo importante, mas descobri que mais importante ainda é passar pelo teste SMART. Se você costuma ler textos de negócios e carreiras é bem provável que você já tenha topado com a sigla por aí. Escolha uma meta e a submeta a 5 perguntas:
– Ela é eSpecífica (objetividade)? Ela é Mensurável (se não for, nunca será alcançada)? Alcançável (nem fácil nem impossível)? É Relevante pra você (está ligada a um propósito seu)? É Temporal (o que não tem prazo não será feito)?
Enfim.
Para 2015 enxuguei ainda mais minhas metas:
1. Escrever mais
a. Escrever mais um livro infantil. No ano passado consegui terminar duas histórias e em breve trarei novidades sobre uma delas por aqui 🙂
b. Escrever no mínimo 1 hora por dia. Para blog, revista, pro diário, para o que for.
2. Fazer mais exercícios físicos
a. Toda semana realizar 1 hora de exercícios físicos. Uma caminhada, uma corrida, um treino em casa com halteres ou quem sabe voltar às artes marciais. Sempre gostei, faz um bem danado pra saúde física e mental, mas vivia criando empecilhos.
3. Vender mais em minha loja de livros e filmes de terror
a. Aumentar o faturamento do Coisas Horrorosas em 40%. Para isso, precisarei me organizar melhor para otimizar meu tempo trabalhando nela, já que ela é meu emprego secundário (mas o principal em meu coração, hahahahaha).
É isso. Boa sorte pra mim. E você, tem metas para 2015? Aposto que sim, boa sorte pra você também 🙂
Grande Rafael!
É isso aí, metas, trabalho e sabedoria no caminho. Vaaamo que vamo! 🙂
É isso aí ;D
Oi, Noris!
Conseguiu alcançar seu objetivo com o coaching?
Pela lista no post, não a ideia era bem específica e objetiva.
Não entendi direito como o coach poderia ajudar a vender mais.
Fala, Marco, tudo bem? O coach me ajudou bastante a definir uma meta e pensar em um método pra atingir ela. No caso, fui eu mesmo que cheguei no método escolhido: investir mais tempo monitorando resultados, produzindo conteúdo e participando de eventos.
Com todas minhas metas tenho caminhado bem, mas a da loja enfraqueceu quando arranjei um novo trabalho, acabei quase parando o CH. Agora estou retomando novamente 😀