Ensine seu filho a ser trouxa
Imagem com creative commons, tirada por Davidoff A |
Hoje aconteceu mais uma edição do projeto “Sábado Feliz” aqui em Pedreira/SP, um evento gratuito cheio de brincadeiras, atividades, além de comes e bebes para a criançada. Dessa vez, a prefeitura o promoveu num circo instalado aqui, então fora tudo o que eu disse na frase anterior, também teve intervenções circenses.
Gostaria de falar como o evento foi legal e como o Miguel se divertiu, mas o que quero comentar é outro fato, que aconteceu com dois “trouxas”.
Eu estava na fila de algodão doce com meu filhote e ia começar um show de malabares, falei pra ele ir lá curtir que assim que eu pegasse o doce eu levaria pra ele. Infelizmente, perdi o show, quando peguei o algodão doce já havia terminado e começado outra atividade: a gincana da reciclagem.
O palhaço dividiu as crianças em duas turmas, meninos e meninas, quem conseguisse coletar mais plásticos e papéis ganharia. Foi lindo de ver todas as crianças empenhadas em limpar tudo e, claro, acabou num empate. Dava pra ver pelo sorriso de todos como eles estavam satisfeitos por terem juntado tudo.
Chamei o Miguel e fomos lá pra fila de um brinquedo, comentei sobre como era bacana o empate, porque no fim, todo mundo ganhou pelo lugar estar mais limpo (estava bem emporcalhado antes). Mas nisso ouvi uma mãe ao lado comentando com os seus dois filhos:
– Eles fizeram vocês de trouxas!
GENTE. Não.
As crianças se divertiram e limparam o local que elas e os pais delas sujaram. Isso não é ser trouxa, de jeito nenhum. É uma lição de cidadania em forma de brincadeira.
Se isso é ser trouxa então vamos fazer o favor de ensinar nossos filhos a serem trouxas e arrumarem a bagunça que fazem, porque do contrário vamos criar filhos espertos que fogem de quaisquer responsabilidades.
Olá Rafael e Miguel, eu também ensino todos os dias minha filha a ser "trouxa"… Mas literalmente falando, e me desculpe, trouxa é uma pessoa que pensa pequeno porque os filhos estão aprendendo a serem organizados com o mundo. A trabalharem em equipe, a se sentirem úteis e a aprender noções de sustentabilidade. Como é triste uma mente pequena! E que alegria um pai pensar assim como você e incentivar o filhote que é legal aprender com a brincadeira!
Parabéns!!!
Abraços meu e da d.Maricotinha!
Concordo com tudo o que disse 🙂
Abs!
E o "se sujar vai ter q limpar" q a gente aprendeu qdo criança? Não vale mais? Já pode terceirizar a responsabilidade por tudo q se faz? Tenho pena das crianças educadas por mães como essa q vc encontrou. Terão q ter mto poder para manter a ditadura de mini rei q possuem em casa qdo crescer.
No fim das contas, ela será uma das maiores prejudicadas também pelo que ensinou
Então o Fefê vai crescer trouxão, porque aqui é sujou-limpou, sujou-guardou, espera a vez, entra na fila. Já basta de gente sem noção, não quero contribuir com essa parcela da população, haha :o)
Na minha época a gincana era com minha mãe falando: "Eu vou limpar o seu quarto, o que achar de brinquedo no chão vai pro lixo. Valendo!" hahahahahahaha nunca dá pra saber quando é brincadeira ou quando é verdade, né? hahahaha
E viva os trouxas! Ao menos viverão num mundo mais limpinho do que o dos espertos!
É isso aí o/