Ensinando gratidão para o filho
Para incentivar isso com o Miguel, acabamos adotando um novo hábito antes de dormir: contar 3 coisas que nos deixaram felizes no dia que se passou.
Não tem nada pior do que botar a cabeça na cama e pensar em problemas. Há um tempo estamos botando a cabeça e lembrando de coisas boas. Isso é ótimo para o sono, para a auto-estima, para a confiança, para conhecer melhor o filho também. Para treinar nossa cabeça para ter mais gratidão e ser mais feliz.
Geralmente ele pede para eu começar. Aí lá vou eu, por exemplo: fiquei muito feliz por assistir um novo episódio de Game of Thrones, fiquei feliz que a gente comeu Sucrilhos juntos, fiquei feliz que pude dormir depois do almoço. Coisas pequenas ou grandes que me animaram.
É uma rotina nova, fazemos todos os dias depois da historinha e antes de dormir. Acredito muito no poder dela a longo prazo para criar uma criança mais feliz e otimista. Recomendo!
E você, faz algo do tipo? Como é a rotina antes de dormir?
Olha Rafa, eu também não sou religiosa, mas eu adorei a ideia! Vou colocar em prática 🙂
Acho que gratidão é um dos melhores sentimentos que podemos ter, isso dá uma carga extra na vida de todos que não é nada moleza!
Bjs,
Re
Que bonito! Acabei de conhecer o blog, parabéns!!
Abraços, Raphaela
Ciranda Materna
Adorei, Rafa! Vou adotar esse costume por aqui!!!
Cynthia é um costume muito bom, pra pais e filhos. Descobri numa palestra de psicologia positiva 😀
Obrigado pelo apoio, Rapha 😀
Abs!
Concordo! Acho que todo mundo está em busca da felicidade, e ser grato pelas pequenas e grandes coisas que nos acontecem ajudam muito a viver melhor. A vida não é mole, mas o que não mata, fortalece 🙂
Bjs!
Gostei da dica! Vou investir aqui. Meu mais velho aprendeu na escola anterior a orar pro papai do céu. Ele pede de vez em quando antes de dormir. No começo me incomodava, hoje me descobri na filosofia budista e acredito em partes na religião budista. Mas foi mais fácil aceitar as orações, pois entendi o sentido de agradecer.
Mas sempre começo explicando assuntos religiosos dizendo: algumas pessoas acreditam assim… E termino dizendo que ele pode acreditar no que quiser! Todos podemos!
Olá, Maria! Por aqui acontece meio parecido, não insisto em nenhuma religião, mas Miguel aprendeu preceitos cristãos na escola. Quando Miguel pergunta sobre o papai do céu eu também digo que algumas pessoas acreditam e outras não, e que precisamos respeitar todo mundo 🙂
Olá! Eu sou um pouco religiosa (pra mim Deus é bem isso, uma conversa, um Pai) Mas não me considero de NENHUMA religião. Enfim, antes de dormir a gente agradece ao papai do céu igual você falou, pelas coisas mais simples. E com isso ele começa a ficar bem calminho, e ai eu começo a contar uma história e dificilmente ele ouve até o final. 😀
Se ele vai crescer e acreditar, ou não. Não sei.. Mas o senso de gratidão é universal. É bom apreciar o que a gente vive!
Com certeza é universal! A vida é difícil? É, bastante. Mas é muito boa quando a gente aprende a olhar pro lugar certo e corre atrás dos nossos sonhos 🙂
Obrigado pelo comentário.
Muito legal! Adorei a ideia!
Vou treinar com os meus sobrinhos (enquanto não tenho meus filhotes).
http://www.brunamels.com
A dica vale pra adultos tbm que não tenham filhos, manter um caderninho de gratidão, anotando todo dia, é muito bom!
Obrigado pela visita 😀
O otimismo e a gratidão são donos divinos. Siga em frente!
Sendo ou não religioso, está estimulando-o a ver positivamente seu dia.
Oii Rafa… eu não tenho uma religião certa, acredito muito no amor e no bem que fazemos para as pessoas e com nós mesmo, fazendo o bem sem ver a quem.
Mas há uma oração no qual eu e o Antonio Pedro praticamos todos os dias, que é a oração do Anjo da Guarda. Nós vamos alternando as partes, eu falo uma e ele outra até o final.
E no final, quando diz assim: Sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém – o Antonio Pedro termina falando assim: E abençoe a minha avó lá no céu e a minha família também.
Que fofinho <3 <3 <3
Muita luz pra vcs e pra vovó no ceú!
Sim, o principal é ensinar o amor, respeito e gratidão, que é o que as religiões ensinam também de certa forma, né? ^_^