Conheça 5 pais solos que podem ser encontrados na natureza
Eu me sentia um bicho estranho por ser pai solo, cuidando da casa, do filho e da renda familiar sozinho. Embora conheça muitas mães solos e muitos bons pais casados ou com guarda compartilhada, não é a mesma coisa. Mas aí a National Geographic lançou um artigo e me apresentou uma lista de animais com os quais me identifiquei de primeira!
Como eu adorei, traduzi e reescrevi a lista para os leitores do Família Palmito. Confira quem são, onde vivem, do que se alimentam e como exercem a paternidade:
1. Baratas d’água (Insecta: Hemiptera: Belostomatidae: Abedus)
Foto de Joel Sartore |
Onde vivem? Lagos e córregos das Américas.
Do que se alimentam? Por serem predadores de emboscada, se alimentam de outros bichos pequenos do habitat, como caramujos, lesmas, girinos e outros insetos aquáticos.
Como vivem (a paternidade)? Depois dos rala-e-rola, a fêmea bota os ovos nas costas do macho e cai fora. Como eles ficam grudados nas asas, o novo pai não consegue nem voar nem pousar. Assim, a paternidade os torna machos mais “pé no chão”. Os ovos chocam em uma ou duas semanas e, entre um e dois meses os filhotes se desenvolvem totalmente e tomam um rumo na vida, saindo das costas do papai (um exemplo para millennials)!
2. Cavalos-marinhos (Osteichthyes: Gasterosteiformes: Syngnathidae)
Cena deste vídeo impressionante da National Geographic. |
Onde vivem? No mundo inteiro, em águas tropicais.
Do que se alimentam? O cavalo-marinho é um peixe carnívoro e se alimenta principalmente de pequenos crustáceos e invertebrados.
Como vivem (a paternidade)? Talvez o mais famoso pai desta lista, cavalos-marinhos são conhecidos por ficarem grávidos (de verdade, não gordinhos pra acompanhar esposa grávida e fazer graça em ensaios). Os ovos se desenvolvem em sua bolsa por 24 dias, quando o paizão dá à luz centenas ou milhares de filhos DE. UMA. VEZ. Nada mais a declarar.
3. Rãs-de-Darwin (Amphibia: Anura: Rhinodermatidae)
Foto de Michael e Patricia Fogden |
Onde vivem? Ameaçados de extinção, esses animais podem ser encontrados em florestas no Chile e na Argentina.
Do que se alimentam? De pequenos insetos e invertebrados.
Como vivem (a paternidade)? Após a fêmea botar os ovos, ela os abandona. O pai então começa uma vigília até os ovos se chocarem, quando engole as larvas recém-nascidas. Mas calma, é para o bem delas, pois dentro do saco vocal do pai, os filhos podem se desenvolver e se esconder de predadores. Quando crescem, a rã-macho fica de saco cheio e os bota pra fora, literalmente, para que possam explorar este mundão também.
4. Esgana-gata (Actinopterygii: Gasterosteiformes: Gasterosteidae)
Onde vivem? No Hemisfério Norte, podem ser encontrados tanto nos mares como em águas doces.
Do que se alimentam? De plânctons e larvas, nham nham :9
Como vivem (a paternidade)? Primeiro é bom destacar que, embora o nome sugira um animal misógino, ele apenas esgana gatas como auto-defesa se estiver sendo devorado. Para atrair as fêmeas de sua espécie, o esgana-gata prepara um ninho bem confortável, muda a cor do peito (de prateado pra alaranjado) e sai para dançar. Diferente de muitas espécies de peixe, este se mostra um paizão, cuidando do ninho e ventilando oxigênio para os ovos e recém-nascidos. Neste ciclo, os esgana-gatas de águas marinhas chegam inclusive a morrer de exaustão. Criar filho sozinho não é fácil, né? :-/
5. Ema (Aves: Rheiformes: Rheidae)
Onde vivem? No Brasil! E em outros lugares da América do Sul também.
Do que se alimentam? Por serem onívoras, comem desde sementes e frutas a lagartos e cobras.
Como vivem (a paternidade)? As emas-macho (emos?) quando querem se acasalar abrem as asas, dançam, cantam, caem na gandaia, mas quando as fêmeas botam os ovos, a responsabilidade cai e eles se mostram pais muito cuidadosos. Responsáveis por chocar os ovos, eles ajeitam sempre a posição para que, ao final do dia, eles tenham aquecido todas as partes dos ovos. E ai de quem chegar perto do ninho, muitas vezes nem a fêmea ele deixa se aproximar… Quando os filhotes nascem, após 6 semanas, o pai continua a ser o responsável exclusivo dos pequerruchos.
Por isso, pais que não cuidam dos filhos jamais devem ser chamados de animais, porque há bichos muito melhores que eles 😉
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Venha contribuir!