Clique aqui para navegar por temas

Música para os pais - So Unfair, Korn

Foto de Jonathan Davis, do Korn, cantando
Jonathan Davis pisando nas peças de Lego que seus filhos deixaram espalhados pelo chão

Além do fato de ser considerado uma das principais vozes do Metal de todos os tempos, Jonathan Davis é também um pai muito bacana.

A música inspirada no filho é So Unfair, mas antes de falar dela, já que esse é um blog para discutir coisas de família, quero falar da infância nada fácil do Jonathan Davis e um pouco do caminho que ele percorreu até se tornar o pai que admiro.

Bem, vamos lá. Filho de um tecladista (que chegou a tocar com Frank Zappa) e uma dançarina profissional, seus pais se separaram quando ele ainda tinha 3 anos. Ele foi morar com o pai e madrasta, sofria de asma e de constantes abusos físicos e psicológicos da esposa de seu pai. Sobre ela, ele fez uma música mais tarde, nada singela, chamada Kill You. Sem contar que mais tarde, por volta dos 12 anos, ele foi constantemente abusado sexualmente por uma babá amiga da família e seus pais não acreditavam nele, outro trauma que se tornou música, Daddy.

Jonathan teve que lidar com depressão e ansiedade desde muito pequeno e encontrou na música a sua válvula de escape durante a adolescência. Mas não foi tão simples. Fã de música new wave, gostava de usar maquiagem e era alvo constante de bullying no colégio, onde não só alunos o incomodavam com isso, mas também professores. Essa vivência virou música também, claro, e se chama Faget.

Quando nem a violência das músicas era suficiente para se sentir livre das suas dores, Davis começou a abusar de drogas, o que, claro, piorou o seu quadro psicológico. Começou a ter ataques esquizofrênicos e pânico, estava no fundo do poço e seu avô, de quem gostava muito, morreu nessa fase também. Sua vida virou um grande caos...

E foi quando ele decidiu procurar ajuda. Começou a fazer terapia, tomar antidepressivo, parou de beber, se drogar e, hoje, lida melhor com suas fraquezas, com o apoio de fãs, da família (ele tem 3 filhos, Nathan, Pirate e Zeppelin) e da música.

Contado isso, vamos pra parte de "Música para os pais" de fato? ;-)

Foto de Jonathan Davis passeando com o pequeno Zeppelin.
Zeppelin com o Jonathan

A música que destaco hoje se chama "So Unfair", como escrevi lá em cima, e é sobre as dificuldades em criar um filho com uma doença grave, como é o caso da diabetes tipo 1 que o Zeppelin tem, e a frustração que ele, como pai, sente ao ver o sofrimento de sua criança.

Em uma entrevista, ele conta sobre como foi o momento que ficou sabendo da notícias:

"Eu estava na estrada e minha esposa me ligou, dizendo que Zeppy estava cansado e ficando letárgico, e que algo estava errado. Eu cheguei em casa da turnê e nós o levamos para o hospital e explicamos o que estava acontecendo. E eles começaram a fazer exames, testes e todas essas coisas, até que eles decidiram verificar o açúcar em seu sangue, só para ver. Eu acho que o nível estava naquele momento em 290. E foi o que desencadeou uma bandeira para a diabetes tipo 1. Sua glicose estava alta. E foi quando isso aconteceu que mudou minha vida para sempre."

Em colaboração com a JDRF, instituição que pesquisa diabetes, ele compôs em 2014 uma canção e fez campanha para arrecadar fundos para a fundação.

Confira a música e letra traduzida (por mim hahaha) de So Unfair, do Korn, abaixo:




Pirate e Zeppelin com o papai Jonathan Davis.
My son is on the prowl (Meu filho está a espreita)
What's gonna happen today (O que acontecerá hoje?)
Sometimes I feel empty inside (Às vezes me sinto vazio por dentro)
He takes that all away (Ele é quem manda isso embora)
Feeling sorry is not allowed (Não é permitido se lamentar)
There's times I have bad days (Há dias que fico mal)
But he is still alive and well (Mas ele está vivo e bem)
It's all I need now (E isto é tudo que preciso agora)

Cause I can't help (Eu não consigo evitar)
Your cards been dealt (Suas cartas foram dadas)
It's so unfair (É tão injusto)
Your eyes (Seus olhos)
They burn me (Me queimam)
It's hurting (Está doendo)

The tension starts to build (A tensão começa a acumular)

The torment is his prey (O tormento é sua presa)
Sometimes I feel I can't go on (Às vezes sinto que não consigo continuar)
But I can't run away (Mas não posso fugir)
Feeling sorry is not allowed (Não é permitido se lamentar)
There's times I have bad days (Há dias que fico mal)
But he is still alive and well (Mas ele está vivo e bem)
It's all I need now (E isto é tudo que preciso agora)

I can never win (Posso nunca vencer)
You will never give in (Você nunca desistirá)