Clique aqui para navegar por temas

Metas espertas para 2015

É com tristeza que percebo que quase não cumpri nenhuma meta de 2014, mas é com mais sabedoria que hoje planejo as de 2015, e com muito otimismo!

No final do ano passado tive a oportunidade de começar um processo de coaching, pois tem muitos aspectos da minha vida pessoal e profissional que pretendo mudar. Mudar a forma de pensar, mudar hábitos ruins, criar hábitos bons, seguir métodos eficientes, encontrar meu propósito, são todas coisas difíceis e que nós mesmo criamos barreiras muitas vezes, e sair do papel de vítima para o de protagonista da própria vida é assustador.

Imagem do meme Success Kid

É por isso que sou muito grato por poder contar com alguém por perto me auxiliando com todas essas coisas.

Escrever as metas no papel ou num post é sempre um passo importante, mas descobri que mais importante ainda é passar pelo teste SMART. Se você costuma ler textos de negócios e carreiras é bem provável que você já tenha topado com a sigla por aí. Escolha uma meta e a submeta a 5 perguntas:

- Ela é eSpecífica (objetividade)? Ela é Mensurável (se não for, nunca será alcançada)? Alcançável (nem fácil nem impossível)? É Relevante pra você (está ligada a um propósito seu)? É Temporal (o que não tem prazo não será feito)?

Enfim.

Para 2015 enxuguei ainda mais minhas metas:

1. Escrever mais
a. Escrever mais um livro infantil. No ano passado consegui terminar duas histórias e em breve trarei novidades sobre uma delas por aqui :-)
b. Escrever no mínimo 1 hora por dia. Para blog, revista, pro diário, para o que for.

2. Fazer mais exercícios físicos
a. Toda semana realizar 1 hora de exercícios físicos. Uma caminhada, uma corrida, um treino em casa com halteres ou quem sabe voltar às artes marciais. Sempre gostei, faz um bem danado pra saúde física e mental, mas vivia criando empecilhos.

3. Vender mais em minha loja de livros e filmes de terror
a. Aumentar o faturamento do Coisas Horrorosas em 40%. Para isso, precisarei me organizar melhor para otimizar meu tempo trabalhando nela, já que ela é meu emprego secundário (mas o principal em meu coração, hahahahaha).

É isso. Boa sorte pra mim. E você, tem metas para 2015? Aposto que sim, boa sorte pra você também :-)