Clique aqui para navegar por temas

Ensine seu filho a ser trouxa

Que me desculpem o título, mas já vou explicar antes que alguém o entenda literalmente.

Foto de criança com nariz de palhaço
Imagem com creative commons, tirada por Davidoff A
Hoje aconteceu mais uma edição do projeto "Sábado Feliz" aqui em Pedreira/SP, um evento gratuito cheio de brincadeiras, atividades, além de comes e bebes para a criançada. Dessa vez, a prefeitura o promoveu num circo instalado aqui, então fora tudo o que eu disse na frase anterior, também teve intervenções circenses.

Gostaria de falar como o evento foi legal e como o Miguel se divertiu, mas o que quero comentar é outro fato, que aconteceu com dois "trouxas".

Eu estava na fila de algodão doce com meu filhote e ia começar um show de malabares, falei pra ele ir lá curtir que assim que eu pegasse o doce eu levaria pra ele. Infelizmente, perdi o show, quando peguei o algodão doce já havia terminado e começado outra atividade: a gincana da reciclagem.

O palhaço dividiu as crianças em duas turmas, meninos e meninas, quem conseguisse coletar mais plásticos e papéis ganharia. Foi lindo de ver todas as crianças empenhadas em limpar tudo e, claro, acabou num empate. Dava pra ver pelo sorriso de todos como eles estavam satisfeitos por terem juntado tudo.

Chamei o Miguel e fomos lá pra fila de um brinquedo, comentei sobre como era bacana o empate, porque no fim, todo mundo ganhou pelo lugar estar mais limpo (estava bem emporcalhado antes). Mas nisso ouvi uma mãe ao lado comentando com os seus dois filhos:
- Eles fizeram vocês de trouxas!
GENTE. Não.

As crianças se divertiram e limparam o local que elas e os pais delas sujaram. Isso não é ser trouxa, de jeito nenhum. É uma lição de cidadania em forma de brincadeira.

Se isso é ser trouxa então vamos fazer o favor de ensinar nossos filhos a serem trouxas e arrumarem a bagunça que fazem, porque do contrário vamos criar filhos espertos que fogem de quaisquer responsabilidades.