12 de julho de 2012

Na Moral, vamos falar de privacidade

Sábado passado estive no Rio de Janeiro para participar da gravação do Na Moral, da TV Globo, sobre privacidade.


Por questão de tempo (o programa tem só 35 minutos), a minha parte do debate ficou muito rasa (e até meio queima-filme, ao menos sem a edição, que não sei como ficou). Vou explicar os pontos que tentei colocar lá, mas não consegui. Minha parte seria sobre exposição na web, afinal, com este blog eu exponho a minha vida e a do Miguel pra toooooda rede mundial de computadores. Isso tá certo? Basicamente, foram levantadas duas questões:

1. Será que a gente não se expõe demais na web?

Sim, é claro que a gente se expõe, e bastante! Mas tenho cisma com a palavra "demais", parece que quem está nos julgando está usando valores da época dos nossos avós. A gente entra em redes sociais e cria blogs pessoais pra se expor mesmo, é o melhor jeito de encontrar pessoas com interesses em comum, que passam por situações de vida parecidas, etc e tal.

No camarim, fingindo que tava tudo sussa

E os pais são seres  inseguros pra caramba, quando a gente se expõe mostrando nossos problemas ou alegrias da família, não fazemos isso por narcisismo, mas porque queremos opinião e dicas de outras pessoas. E depois de passar por algo, vamos escrever sobre isso pra ajudar os outros pais que também passarão pela mesma coisa.

2. Foto de criança usando uniforme é perigoso?

Aí entrou uma Procuradora Criminal (com maiúscula e tudo) e o Bial perguntou a ela se, olhando meu blog, viu algo de errado ou coisa do tipo. E ela cismou com um post que aparecia o Miguel de uniforme e disse que isso não era seguro.

Meu, fiquei doido, por dois motivos:

2.a) Ela não levou em consideração onde eu moro
Não adianta, Pedreira é uma cidade pequena, tem seus 40 mil habitantes que se conhecem e fofocam até sobre o pum que você solta na praça. Diferente de uma capital (ou uma cidade com seus poucos milhões de habitantes) em que não conhecemos nem nossos vizinhos, onde eu moro as pessoas conhecem todo o círculo social do outro: eu não sou o Rafael que tem blog e trampa com mídias sociais, sou o Rafael, que anda com o Elton, o Shé, o Flávio e outros sujismundos (bjo pessoal!).

E ninguém estará na porta da escolinha esperando o Miguel descer do carro e roubá-lo, nem o motorista permitiria um estranho pegar meu filho nem a mulher que fica no portão da escola.

2.b) Quem dita as regras são os criminosos?
Assim, um dos argumentos que ela usou para dizer que não é seguro publicar imagens com crianças de uniforme foi: há gente mal intencionada na web que vai usar essa informação para o mal. Aham, Cláudia!

Barra da Tijuca, sualinda, sdds! \o/

No dia-a-dia, quando seu filho vai sozinho pra escola de uniforme não tem ninguém mal intencionado na rua o olhando, né? E se alguém o sequestrá-lo na saída é culpa dele que andou nas ruas de uniforme, né?
Ela só não falou que a mulher de vestido é a culpada por ser estuprada porque esse não era o tema, senão tenho certeza que ela diria isso.
***************

Enfim, é isso. Nem sei o que será passado hoje no programa Na Moral, mas assistam e depois voltem aqui pra opinar sobre:

- Tô errado?
- Minha voz é de taquara rachada?
- Aquela blusa que usei tava muito gay-passivo-sem-deus-no-coração?
- Fui detonado ou não?
- Aliás, apareci no programa? Sei lá, vai que cortaram minha parte porque fui mal demais...

***************

Atualização (13/07/12)

Galera, ficou muito legal a edição, melhor do que eu esperava, tiraram a parte que eu gaguejei e não filmaram minhas mãos e pernas tremendo hahahaha...



Li todos os comentários, obrigado a todos por compartilharem suas opiniões aqui, responderei depois um a um. Pra quem perdeu: 

82 comentários:

  1. Acabei de ver.
    Ficou superficial mesmo. Uma pena, a pauta parecia muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Rafael, acabei de assistir o programa e você tem toda a razão em suas observações, ela nao te deixou abrir a boca. Bom, o importante é que curti seu blog e a forma como escreve, parabéns. Beijos. Carol.

    ResponderExcluir
  3. Na ordem:
    1- Cara, não sei se vc tá errado. Meu filho acabou de nascer e me vi grilada em compartilhar um videozinho inocente dele...

    2- Não :-)

    3- Err... bem... não. :-D

    4- O programa é muito rápido, nem dá tempo de detonar

    5- Tava lá, cara, foi massa!

    Abração, Ana

    ResponderExcluir
  4. Achei demais mesmo isso sobre o uniforme, parece uma pegadinha pra te pegar, como se o assunto já tivesse pronto. E não tá errado não =) nem tem voz de taquara rachada, a blusa está bacana.

    (vou continuar comentando ao longo do programa, bem chatinha, pq, na moral, nao sei se chego até o final acordada)

    beijo,

    Mariáh
    http://cartasaomeubebe.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafael, acabei de ver oprograma e você tem toda a razão em todas as suas observações...vc nao conseguiu nem expor sua opinião. Mas, o importante é que eu curti seu blog, parabéns. Beijos. Carol

    ResponderExcluir
  6. Ô Guriii!! Assisti o programa e logo procurei seu blog, achei lindo sua iniciativa, mais do que amar, tenho certeza que seu filho vai sentir-se muito orgulhoso de vc, por mais do que ter dedicado-se a ele como pai, vc demonstra ter orgulho dele a ponto de criar um blog para eternizar coisas tão simples como uma mãozinha fazendo desenho! Portanto, - Tô errado? Não!
    - Minha voz é de taquara rachada? Não!
    - Aquela blusa que usei tava muito gay-passivo-sem-deus-no-coração? Sim, muito por sinal hahaha
    - Fui detonado ou não? Tipo, respeito a opinião da Promotora, na verdade, o mundo e o meio onde as pessoas vivem acabam deixando-as amargas com relação a tudo, e aí acaba que ficam vendo "chifre em kbça de cavalo".
    Parabéns pra vc pela filho lindoo! Tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  7. Hauahaua vc foi bm cara! Apesar de grosso com a promotora de justiça rsrs. Mas aqui no blog sua opinião ficou mais clara!

    ResponderExcluir
  8. Assisti no Na Moral...parabéns pelo blog e pelo filhão!!Cuidado mesmo somente com o uniforme,algo que possa indicar os lugares em que seu filho e vocês frequentam...Beijo grande!
    http://karlinha-cavalcante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O programa tem discussões rasas... Sinceramante nem dá para tecer comentários sobre o assunto. Por isso que vim aqui conhecer ser blog, para poder tirar minhas proprias conclusões. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafael, fiquei curiosa acabei procurando seu blog, tenho 22 anos, e uso freqüentemente a internet , acho q a procuradora não estava equivocada, e achei um pouco maudoso seu comentario. Infelizmente existe muita gente maudosa nesse mundo, não gosto dessa exposição não, acho bem perigosa! Ah vc foi bem , nao tem voz de taquara rachada rsrs e nem reparei na sua camisa!!! Bjs camilla

    ResponderExcluir
  11. E aqui estava eu vendo o que tinham arrumado pro Bial fazer o resto do ano, quando...

    Oo o Rafa?! =O

    E achei o máaximo! Por.. 4seg...
    E entrou a promotora.

    E as respostas:

    - Tô errado?
    Não, não tá. E se tivesse, o problema seria... seu?! oO
    Sério que te chamaram na Globo pra falar de um assunto tãaao discutido aqui no nosso "mundinho" online de um jeito tão superficial?!
    A gente sabe dos riscos. É uma decisão nossa (de pais e mães, responsáveis pelos pequenos pelos primeiros 18 anos) expor ou não fotinhas fofas, momentos engraçados e etc.
    Nem vou me aprofundar no assunto porque nem precisa. ;)

    - Minha voz é de taquara rachada?
    Nãaao! Mas você tava nervoso, não tava?! hahaha

    - Aquela blusa que usei tava muito gay-passivo-sem-deus-no-coração?
    Nãaao, não tava. hahaha

    - Fui detonado ou não?
    Pro grande público que não entende do assunto, foi. Mas e o problema está...?

    - Aliás, apareci no programa? Sei lá, vai que cortaram minha parte porque fui mal demais...
    =P

    Beeeijos!

    Beijo no Miguelito, no Fe, na Yumi, etc etc etc
    A gente vai continuar te lendo e adorando o conteúdo fofo e divertido que vemos por aqui.
    Sem julgamentos.
    Ou com. Mas e daí?! ;)

    ResponderExcluir
  12. Pois entãooo vim correndo ver seu blog porque estava perdida vendo o programa do Bial (perdida mesmo porque detesto o Bial, mas meu marido tava jogando um game barulhento no outro quarto aí nao conseguia dormir...) enfim... sua blusa não era feia, don´t worry... e a sua passagem pelo programa foi tão rápida que só deu tempo da promotora reclamar q era perigoso postar fotos. Você não está errado...pode fazer o que quiser... corre o risco do seu filho reclamar quando tiver seus 15 anos, mas nada mais sério. A sua exposição não é mais grave do que a causada por adesivos que indicam quantas pessoas há na família, ou ainda Maria Fernanda Bárbara a bordo (porque se o nome não for composto parece que o cara que faz o adesivo se nega a fazê-lo rs).... :) Beijo, Nathi.

    ResponderExcluir
  13. Você não foi mal,sua roupa não era de baitola passiva,ok?rsrsrsr..Sua voz não é lá aquelas coisas,mais dá pra encarar,kkkkkk.Não fostes detonado não e sim,você apareceu no programa...Beijo para todos da família palmito!!

    ResponderExcluir
  14. Esqueci de dizer!!!! seu filhote é liiiindo!

    ResponderExcluir
  15. Rafael, as coisas são engraçadas: ONTEM eu entrei pela primeira vez no blog e hoje, te reconheci no programa! ahahaha

    Passando isso, acho que hoje em dia, já tudo exposto demais, e quem tem uma rede social e um blog SABE que está propenso a isso. Quem não quer exposição, simplesmente, não cria perfis.

    Então, vamos as respostas, hehehe:

    Não está errado em se expor (e, consequentemente, expor Miguel). Como você mesmo disse no programa: "Não posto tudo, apenas, o desenvolvimento do meu filho e não o exponho ao ridículo".

    Acho que nem deu tempo de ser detonado. Achei que (não sei se foi a edição) quase não aparecesse ou falasse! =/

    Nem reparei na sua roupa... uhaeuheiuhaeuae

    bom, é isso!

    ps.: Quem quer fazer coisa ruim, faz de qualquer jeito. Então, o uniforme aparecendo não vai fazer diferença. Mas, se você sentiu que, realmente, pode apresentar algum perigo, só é colocar uma taxinha (ou algo assim) no nome da escola que tá no uniforme. :)

    ResponderExcluir
  16. Achei sua argumentação em defesa das postagens, genial. A edição do programa parece ter sido bastante honesta. Ao final, o balanço é que você deixou a promotora de saia justa com seu argumento mais que óbvio: não há exposição mais perigosa do que sair à rua, e nem por isso deixamos de sair. Fico espantado o quanto não nos habituamos ainda com as diversas mídias, ainda que não saiamos delas por muito tempo. Suas histórias são interessantíssimas, e inova pelo compartilhamento de uma paternidade pós-moderna, posta ao conhecimento público, em que sua corujice paterna é compartilhada. Parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  17. Eu te vi e te reconheci de cara, por causa do blog. Achei muito legal você aparecer lá, pois é sinal que seu blog é visto e lido por pessoas que reconhecem seu trabalho.
    Achei a opinião da mulher válida, mas faltou o seu direito à resposta.
    Eu também uso a imagem da minha filha, as vezes fico preocupada, mas hoje em dia todo mundo que tem bate cartão em redes sociais está exposto, e ninguém está livre de nada.
    Seu blog é exemplo para muitos pais e não dava para ter este blog sem expor seu filho.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo seu blog e consequentemente pelo seu filho!!!!
    Infelizmente a rede globo é isso aí... Não tenho dúvidas que se neste programa os pontos abordados fossem estes que você comentou aqui no seu blog o programa seria muito mais interessante e útil!!!
    O problema é que a rede globo produz para a massa e o Bial sem comentários... porque a promotora não falou sobre as 12 pessoas que anualmente expõe suas vidas durante meses para a rede globo faturar milhões... não se sinta culpado...
    Abraços...
    Thiago

    ResponderExcluir
  19. Não você não esta errado, quando a gente posta algo na internet temos plena consciência dos riscos que corremos, se você quer continuar a postar, continue, mas com cuidado claro.

    E sim, você tem voz de taquara rachada e a blusa que usou é normal, combinou com o programa.

    Bom, você não teve tempo para se expressar bem, da sua opinião, por isso acho que você foi quase detonado.

    E sim, lógico que você apareceu no programa.

    Abraços no seu filhinho, que por sinal é muito lindo.

    ResponderExcluir
  20. Rafael, gostei deve no Na Moral!!!!! Percebi sua carinha de aheeeee qdo a Promotora falou e vc nao teve réplica!!! Mas acho alguns comentarios seus neste post ingênuos. Tipo: o motorista nao ira permitir que roubem meu filho......
    Gostei do blog, mas nao o faria com minhas filhas. Valeu
    Poliana Cabral

    ResponderExcluir
  21. Acho que a função da Promotora foi generalizar e não particularizar a situação, e assim, acho correto ela ter dito dos perigos de postar fotografias que informam particularidades que podem trazer prejuízo

    ResponderExcluir
  22. Leva essa mulher na Pedreira kkk nunca aconteceu nada comigo por postar fotos da criança de uniforme nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  23. rafael, adorei vc no programa. parecia q era algum amigo meu. fiquei falando aqu: eu leio esse blog! eu leio esse blog!
    achei ruim q vc nao falou quase nada, mas na verdade ninguem fala nada naquele programa, ne?

    ResponderExcluir
  24. eu ia falar: familia palmito no jo! mas pensando bem, o jo tbm nao deixa ninguem falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imagine se fosse no Faustão!

      Excluir
  25. Olá!
    Assisti o programa e já que pediu a opinião, aqui estou.

    Conheço bem a cidade onde mora, mas também conheço os artificios usados por pessoas com segundas intenções. Não vi no programa esta imagem negativa da promotora como você coloca em seu texto. No programa ficou clara a imagem de alerta. É obvio que em qualquer que seja a situação, estamos correndo riscos. Seja ele na saída do colégio ou em uma foto com uniforme.
    O que ela coloca é que você está aumentando o risco.

    Essa é minha opinião e respeito a sua. Você é pai e sabe o que é melhor para o seu filho.
    Apenas aceite as criticas e aproveite o máximo que puder delas...

    Daniela.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Rafael!
    Esse programa do Bial não é neutro; o Pedro Bial tem uma opinião pronta e impõe aos convidados da forma como quer.

    Semana passada assisti o programa com o criador do código "politicamente correto". Ele sequer deixou o rapaz falar, e qdo falava, levava cortes. Te parabenizo pela participação e não se preocupe com o fato da discussão parecer rasa. O público é inteligente (graças a Deus) e percebeu que ele não te deixou falar.

    Abraços e sucesso!
    www.extensaosaladeartes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, também não gostei do programa de semana passada, com relação ao clipe do Alexandre Pires. Já estava tudo armado, impondo uma opinião ao público. O programa todo é bem raso e tendencioso.

      http://educarmaisblog.blogspot.com.br//

      Excluir
  27. o programa é tendencioso e preferiram dar razão à Promotora que dizia o que muita gente e várias reportagens repetem incessantemente e que todo mundo já sabe, mas a razão é sua quando questiona: "Quem dita as regras são os criminosos?"
    É óbvio que devemos ter um certo cuidado com o que é público, mas não podemos limitar nossas vidas diante dos perigos. E se fosse assim, nem atravessaríamos a rua.
    Foi a primeira vez que assisti ao programa do Bial e me incomodou a "síndrome Faustão" do apresentador ao não te deixar falar.. Por isso corri atrás do seu blog para ver até que ponto a tal promotora estava certa ou errada. Gostei de encontrar o post com seu ponto de vista, o qual concordo em muitos pontos. Mas meu comentário já está muito grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei o programa tendencioso, desde do primeiro.

      Excluir
    2. Concordei com a sua resposta do início ao fim!!!

      Excluir
  28. Logo depois do programa, vim fuçar seu blog. :)
    Adorei, tanto que eu li praticamente todos os post, desde aquele primeiríssimo do nascimento do Miguelito.
    Parabéns, você é um paizão, dá para sentir todo amor só de ler seus posts.
    Sobre o programa, achei bem superficial mesmo como foi tratado o assunto e concordo com as suas colocações.
    Sabe que depois que a minha filha mais velha nasceu, eu fiquei meio paranoica com internet, até parei de blogar.
    Foto de uniforme eu nunca postei, imaginaaaa! Mas o que você escreveu faz todo o sentido mesmo. Apoiado. rsss

    Beijão e parabéns por esse filho fofíssimo.

    ResponderExcluir
  29. Oi Rafael,

    Sinceramente, não acho um problema você ter um blog sobre o seu filho. Mas sobre o assunto abordado no programa, acho que você poderia ouvir as opiniões da promotora com mais cuidado por causa da segurança do seu filho, pois pela sua postura me pareceu que você estava mais preocupado em não parecer errado e menos em aprender algo com alguém especializado no assunto.
    Lendo o seu post eu te achei muito utópico e ingênuo, usando argumentos que não têm nada a ver com o que você estava falando (como o exemplo da mulher estuprada ou você morar em uma cidade pequena).
    Acho que você não deve mudar de opinião, necessariamente, mas achar que sabe tudo me parece pouco inteligente.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que tem a ver, mano -.-

      Excluir
    2. Até tem a ver.. mas não invalida os comentários da Promotora

      Excluir
    3. Vc não entendeu o que ele quis dizer...
      É como querer culpar a vítima!!

      Excluir
  30. acabei de er e nunca tinha visitado o blog, mas achei que eles nao eixaram vc falar muito e como vc é blogueiro achei que vc iria comentar sobre isso no blog , achei esse blog mt legal e concordo com suas opinioes sobre o programa e tals =D

    ResponderExcluir
  31. Esse programa é um fiasco. O Bial corta toda mundo. Achei ''uó'' ele não deixar você concluir seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  32. Bom, o que eu acho é que o Bial tentou fazer um auê, como o de costume, e a tal promotora lá não sei das quantas meio que tentou deixar bem claro que só ela tinha a razão. Não que ela esteja errada, mas não precisava daqueles argumentos o qual ela utilizou. Penso que a partir do momento em que se publica algo na Internet a pessoa tem que ter a total consciência de que aquilo pode trazer consequências. E 'cá' para nós, se alguém quiser fazer algum mal não seria dessa maneira que ela abordou não é. Está certo que é possível, mas convenhamos ... Achei que você falou muito pouco, também né, acho que não teria como falar mais, ela não deixava. Só se gritasse ou faltasse com a ética, kkk.

    E Parabéns pela coragem de se expor e expor seu filho; que por sinal pelo pouco que o conheci no blog é uma figurinha, aqui no blog e em rede nacional.

    E outra, tu é muito cômico cara. Ri muito com a camisa de gay-passivo-sem-deus-no-coração. Até mais!

    ResponderExcluir
  33. Assisti o prOgeama e fiquei curiosa pra conhecer o blog. Gostei e vou continuar acompanhando.
    Não se preocupe muito com o programa, pois a opinião de todos q conheço é de q os temas até são interessantes, mas pouquíssimo aprofundado, fica terrível! Por exemplo o Pedro Cardoso estava louco pra falar mais e não teve espaço.
    Mas minha opinião é de q vc não deveria colocar seu filho de uniforme ou dar dicas de dados especificOs de sua vida. Tipo: endereço e rotina. Mesmo q na sua cidade a maioria das pessoas saibam, sempre tem o mal intencionado q não sabia e vc deu a idéia. Pelo menos não facilite para esse tipo de pessoa. Não acho q o criminoso q quer cai fazer de qq jeito, ele vai no q facilitou, no q deu a idéia, deu a dica.

    ResponderExcluir
  34. Ah, poxa, eu perdi! Pensei que o programa era sobre outra coisa... se alguém te enviar o link, compartilha, quero assistir também!
    ps: fiquei com medo dessa mulher sem nem conhecê-la xD

    ResponderExcluir
  35. O programa todo é bem superficial. Achei a ideia do programa boa, mas ele não se aprofunda em nada! Parece que tá começando uma pauta pra você continuar depois na sua roda de amigos.

    Pra ser bem sincera, eu não concordo completamente, mas também não discordo completamente da Promotora. Eu entendo o que você diz sobre Pedreira ser uma cidade pequena, mas eu me tornei um ser humano medroso. Acho até que é normal, a gente vê tanta coisa ruim na mídia... Mas acho que faltou argumentação na edição do programa, pra ficar uma ideia mais bem fundamentada.

    De qualquer forma, achei que você se saiu super bem! Ao contrário das pernas tremendo, me pareceu super firme na opinião. Pulso firme de um verdadeiro pai! :)

    Foi engraçado ligar a TV e "EITA!!! O NORIS!!!". Hahahaha! Mas olha, parabéns pelo blog, que eu sempre achei uma inciativa louvável (apesar de todos esses porens que a galera alega), parabéns pelo Miguel que é um fofoludo e parabéns pelo reconhecimento que ganha com o seu trabalho - o de blogueiro e, principalmente, o de pai! :)

    ResponderExcluir
  36. Rafa realmente a promotora não deixou vc falar, mas a hora que vc disse que sair na rua é se expor eu adorei, e ela até meio que ficou sem resposta, mas foi legal, adorei ver uma pessoa próxima e de uma cidade pequena mostrando que tem opinião e conteúdo para participar de um programa desse nível. Sobre a matéria ter ficado rasa? Sim ficou, pelo tempo, mas agora vc já é famoso e pode expor muito mais suas opiniões no blog, parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  37. Rafa amei sua participação. Todo mundo e até eu postam fotos de seus filhos em seus blogues, face e outros. A Dr. Priscila está muito atrazada nesse assunto. Ela poderia alertar sim em postar fotos de criaças alheias não dos nossos filhos. Assim não poderemos mais passear no shopping com eles. Parabéns por sua participação e por seu blog!

    ResponderExcluir
  38. Rafael,conhecí seu blog após assistir o programa.Adorei o que você disse a promotora e concordo plenamente com você.
    Tô te seguindo.

    ResponderExcluir
  39. Olá, eu nunca tinha entrado no seu blog, mas me chamou a atenção ontem no na moral, já que tb tenho um blog onde exponho a vida do meu filho. Amo o blog, e faço com muito carinho pois quero que ele o leia um dia, meu menino ainda tem 1 ano e meio e nem imagina o que é internet, a não ser pelo youtube e Galinha Pintadinha rs...
    Bom, meu marido sempre foi desses que tem medo de eu expor muito o menino, mas quero dizer que ontem assistindo o programa junto comigo até meu marido deu razão pra você, pasme! Por tanto eu seria parcial ao dizer que vc foi muito bem e a mulher parecia uma dessas inquisitoras da idade média, mas meu marido, todo alheio a esse mundo bloguistico acho um ótimo parametro rs!
    Ps. não reparei na sua voz nem camisa, o que deve significar que não eram gay e nem de taquara rachada, ou aí sim eu teria notado rs...
    Abraços
    Bruna, mãe do Pedro!

    ResponderExcluir
  40. SÓ isso? AInda bem que fui dormir viu! HUuhAUHAHUA

    Sua voz de taquara raxada é a mesma na TV ou ao vivo viu ¬¬

    Gostei da roupa, achei que vc ia mais relaxado! ahahhaha


    Acho que agora não tem tanta importância mostrar as coisas do Miguel, o problema é mais pra frente, quando ele pode falar "Não quero que você publique isso!". E o mesmo com o uniforme, não sei se eu colocaria, mas não vejo problema em colocar. Só acho que se você ficar famoso vai ter que parar de dar muitos detalhes :P

    =*

    ResponderExcluir
  41. AMEI seu post e digo que assino embaixo de tudo o que vc falou!!!

    Como dito acima, muitas pessoas vem com argumentos da época de nossos avós e não tem a cabeça aberta a revolução social trazida com a Internet, em especial, pelas mídias sociais on-line.

    E concordo com você. Se formos paranóicos de verdade, nossos filhos nem deveriam sair de casa de uniforme...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  42. Olá, Rafael!
    Realmente, não falaram no programa o tamanho de sua cidade, mas também o público alvo do programa não é somente morador de cidades pequenas.
    Não podemos ignorar que muitos crimes são planejados por informações compartilhadas na internet e todo cuidado é pouco... Por isso, a Procuradora não poderia defender tal exposição do seu filho. Pelo contrário, o objetivo é alertar sobre o perigo da exposição na internet (assim como quem anda na rua sem ter consciência que está sujeito a um assalto, é preocupante).
    Não posso dizer que você está errado ao compartilhar o desenvolvimento do seu filho, só quero dizer que a procuradora também não está errada..

    PS.: seu filho é lindooo, parabéns :)

    ResponderExcluir
  43. Não tinha assistido o programa, mas vi o vídeo que vc postou e sua voz não é não de taquara rachada. E a roupa tava legal também. Só acho que ficou bem superficial mesmo, acho que porque o programa é curto. Não sei se é o nervosismo ou se você é como eu que sou bem melhor com as palavras escritas do que ditas.
    Quanto a polêmica da super exposição, eu sinceramente não tenho uma opinião muito formada ainda, no meu blog procuro não dar muitos detalhes, mas confesso que não sei se realmente uma foto com uniforme da escola pode causar algum dano maior para alguém como nós, diferente, por exemplo, da Angélica e do Luciano publicar a mesmo foto.
    bjo grande

    ResponderExcluir
  44. Realmente foi melhor do que você me fez esperar no sábado quando conversamos. Gostei das "caras de bosta" que você fez o/ (pelo visto você não traiu tanto o movimento! hsausa) shuashuahsa.
    E também não concordo com a generalização da questão do uniforme. Numa cidade pequena como a nossa, pouca diferença faz isso, todo mundo conhece tudo, desde os locais de quem tem mais dinheiro, ate os locais onde se vende droga, não é uma foto em que aparece o uniforme da escola do Miguel que vá levar o bandido a ir até lá, é muito mais o fato de ser uma das poucas escolas particulares daqui, o que traz a idéia de pessoas que detenham dinheiro e bla bla bla
    =)

    ResponderExcluir
  45. Ah é, acho bom mesmo que eu tenha sido o primeiro amigo citado no texto! shuahsuhaushuahsuasasa =D

    ResponderExcluir
  46. - Tô errado?
    Depende, em quê? Na escolha da roupa, talvez. UAHSHOUISA Sei lá, eu não sei se eu faria um blog, stalkearia o dos outros AHSUASiu ciúmes ;x claro que é paranóia pensar em tudo isso e talz, mas acho que eu ficaria incomodada com isso =p
    - Minha voz é de taquara rachada?
    Sim, e você fala esquisito!
    - Aquela blusa que usei tava muito gay-passivo-sem-deus-no-coração?
    Não é a blusa que te deixa assim.
    - Fui detonado ou não?
    Não :D
    - Aliás, apareci no programa? Sei lá, vai que cortaram minha parte porque fui mal demais...
    Não sei, perdi porque estava comendo picanha...


    p.s.: o Miguel também não te autoriza a alimentá-lo, dar remédio e tomar bronca, mas enfim...

    ResponderExcluir
  47. E não é só à meia noite que vc pode ser assaltada hUIASIUshuihsa

    Quantas vezes não invadem a casa das pessoas, enquanto elas estão de boa vendo tv? E é culpa deles que não fizeram a muralha da China em torno da casa? Não, né?

    ResponderExcluir
  48. Rafaela, não te conhecia, vi o programa e passei aqui no seu bolg. Seu filho e fofo e, na minha humilde opinião, o programa já tem uma opinião a ser defentida, é completamente PARCIAL. Na qualidade de famosos, o Bial,o Pedro Cardoso e a Dira Paes iriam criticar toda e qualquer exposição, desconsiderando os fins que levam. Achei que não foi te dada oportunidade para você se expôr e, sim, seu filho estpa de uniforme, e daí? Eu e a torcida do Flamengo saio com o crachá da minha empresa e velho milhares de criancinhas no shopping e nas ruas de uniforme também. Foi uma comentário muito simplista. Analisando o blog, mostra-se evidente que você não expõe seu filho de forme prejudicial (vexatória, por exemplo). Parabéns e continue aí. Beijão. Elânia Cristina.

    ResponderExcluir
  49. Rafa,

    Você estava lindo, falando bem (com uma bela voz, aliás o mesmo vozeirão da época da faculdade). Não se preocupe com nada, você é um pai exemplar, e não está errado. Sou sua amiga, fui sua professora, vizinha e meus cachorros já lamberam o Miguel (sem autorização, é claro... processe-os!). Tenho certo conhecimento pra falar.

    Você cuida bem do seu filho, melhor do que muita mãe. E eu sou professora, jornalista, filha de advogada, então sei do que estou falando. Esse programa inteiro é superficial. Sabemos quem você é...

    Beijos,

    Mi

    ResponderExcluir
  50. Primeiro, você não tem como fazer um mapeamento das pessoas que leem seu blog, podem estar aqui presentes estupradores, malucos e pedófilos. Como saber do que uma pessoa dessas é capaz? Nem a polícia inibe gente assim, acha que a tiazinha da creche e o motorista da van, conseguirão? É um descaso da sua parte, expor seu próprio filho, quando isso não é necessário para ele, mas para você. Acompanho o blog há algum tempo, até ontem achava que você escrevia aqui pela opinião e dicas de outros pais, mas expôr seu filho em rede nacional, me fez mudar de ideia, é uma insegurança sua, sim, mas não por ser pai, mas por querer colher as benesses do "estrelismo" que vem com o blog. Provavelmente você ganhou novos leitores, mas perdeu um, pois não me sinto bem vendo um pai que expõe sem freio o filho para alimentar seu ego.

    ResponderExcluir
  51. Olá Rafael tudo bem ?
    Eu concordo que você está expondo demais
    o seu filho ao mostrar fotos com uniforme.
    Mas eu queria te fazer uma pergunta. Oque a mãe dele acha disso?
    Porque mesmo parecendo que ele ta distante da mãe ele tem mãe né e a opinião dela é importante afinal ela que carregou nove meses
    Ass: Michelle K.S.Santi

    ResponderExcluir
  52. OI Rafael,

    Eu também tenho um blog onde faço relatos do desenvolvimento das minhas filhas, entendo você e faço a mesma coisa, não dá para vivermos enclausurados, deixando de expor a nossa felicidade, alguns cuidados são necessários, mas não devemos nos privar de fazermos o que temos vontade por medo.

    Dá uma olhada no meu blog, se chama: "Relatos de uma mãe apaixonada"
    Saudações,

    Silene

    ResponderExcluir
  53. Olá Rafael. Acabei de ver o programa no you tube. Gostei do programa do Bial e por ser rápido e dinâmico existe basteante cortes. Não dá tempo de expressar uma opinião completa. Ele faz isso com todo mundo.
    Seu filho é lindo, parabéns pela iniciativa e pela corujisse, estou seguindo o blog e desejo muito sucesso para ti e saúde para seu filho.

    Abraços
    Silvana Bernardo
    http://silvana-pontodepartida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Assisti sua entrevista e por mais que você quisesse expressar sua opinião não valeria de nada, eles tinham tudo premeditado e queriam mesmo te deixar culpado por 'expor' a vida do seu filho.. Maldita mídia manipuladora, mas achei legal você ter publicado sobre isso aqui no blog, ta de parabéns, seu blog é muito legal! (;

    ResponderExcluir
  55. Concordo contigo em numémro gênero e grau,não assisti ao programa, mas vi no blog da Tami um post que citava o programa e esse post então vim espiar porque me interessou.
    Achei um pouco descabido o ponto de vista da procuradora, realmente não é necessário espionagem na web pra descobrir detalhes da vida de ninguém, quem é mal intencionado e quer cometer absurdos está nas ruas nos espreitando.Acho que deve ser desagradável sim pra um artista se 'assediado', mas isso é outro caso. Outra coisa importante e que vc. citou é a cidade , realmente nas capitais é necessário uns cuidados a mais, mas não em uma cidade menor .Parabéns pela participação e pelo post, muito bom .
    Abraço grande !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  56. Oi Tudo bem?
    Assisti ao programa e resolvi achar seu blog, afinal, eu também tenho um blog público desde a minha gravidez, onde posto fotos da minha filha coisa e tal.
    Achei que você falou pouco, esperava que eles dariam mais espaço,que falasse mais.
    Confesso que mesmo antes de ver o programa eu já me encontrava confusa em relação a esse papo de privacidade, minha intenção desde o início foi trocar com os outros asssuntos relacionados aos nossos filhos, mas ultimamente tenho ficado com medo de postar fotos, e de falar demais, pensei em privatizar o blog, mas se isso acontecer é de certa forma uma injustiça com aquelas mães que buscam exatamente o que eu busquei na net.Ah desculpa o bla bla blá.
    Bjos a família palmito.

    ResponderExcluir
  57. Acho q vc foi o bode expiatório do caso... eles queria mesmo criticar e não ouvir. Pegaram vc e julgaram, sem nem te ouvir. Gostei das suas respostas, mas conseguiram fazer com q elas ficassem vagas e gerasse insegurança, talvez. Eu tbm posto fotos da minha filha. Evito deixar o nome da escola no uniforme entre outras coisas, mas deixar de postar fotos e outros detalhes por medo... Se for assim, ficaria trancada dentro de casa pra sempre! E ainda assim teria medo!
    Abçs

    ResponderExcluir
  58. Rafale, não li todos os comentários não.... aliáz nem vejo o programa porque ultimamente ando achando o Bial um saco sabe? mas emfim, bom pra ele, que vai se desmagnestizar de BBB né?
    Ah xeu falar logo, tô aqui, pq vim la da Casa de Tami, e vi a Cicci comentando que vc é quase cunhado dela... KKK... é sou assim mesmo, leio os comentários dazámigas... kkk

    Mas tô contigo e num abro, cresci numa cidade onde eu brincava de beti na rua, de queimado e de pula corda... hoje procuro deixar meus filhos a vontade e as vezes os coloco no blog tbém, comedidamente, mas emfim eu coloco o que me faz feliz lá, e eles não poderiam ficar de fora né? afinal quem é o bandido da história? quem tá atráz das grades ou eu? apesar que as grades inverteram de posição né? ontem mesmo eu comentava o quanto a grade nas janelas das casa.... aff

    Beijos e Sucesso.

    ResponderExcluir
  59. Aff não aguento mesmo ficar sem ler os comentários... mas pôxa é aqui que acontece o trololó né?

    Ow quem é essa Ana Bê?........... aff tendí nada.

    bjs

    ResponderExcluir
  60. Eu assisti sua participação..
    Tbm fiquei indignada com a colocação da juíza...
    mas, acho q faltou tempo pra vc se defender né? rsrs

    mas adorei..

    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  61. Engraçado como a Globo sempre manipula qqr situação, de acordo com os interesses dela, né?! Normal.
    Hj em dia - infelizmente - até que não 'interneta' corre riscos. Pobrecito do uniforme!!
    Vc mandou muito bem, não se preocupe... hahaha!
    Bjs
    ;D

    ResponderExcluir
  62. Figura... que bacana Rafa. De Pedreira pras telinhas globais!! :D

    Sucesso sempre!

    Beijos
    Karin
    www.mamaeecia.com.br

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  63. adoro seu blog e como você escreve sua relação com seu filho... no mais, pessoas ruins e com más intenções infelizmente existem nesse mundão de meodeus...
    parabén e beijo nesse fofo do Miguel!!!

    ResponderExcluir
  64. Cheguei até aqui pelo blog A Casa da Tami, pois ainda não assisti o programa Na Moral.
    E concordo com vc. Quem tem um blog pessoal é para se expor mesmo, acho que a maioria sabe os limites, e equilíbrio é tudo.
    Como vc falou no programa, eu tb evito mostrar fotos ou situações que exponham minha família e filhos ao ridículo.
    Quem quiser fazer mal pra minha família vai arrumar um jeito, mesmo que eu não tenha um blog ou participe de uma rede social, afinal, gente ruim existe mto antes de termos a internet.
    Bjs

    ResponderExcluir
  65. Cada um fala do que gosta, do que entende, blog é prá isso.
    Uma troca saúdável de informações.
    Se ficarmos na paranóia, vamos começar a questionar, se a casa que a fulana mostrou realmente é dela,se a outra realmente fez um bolo ou comprou na padaria(tem muita gente maldosa...rsrsrs...).
    Ah, e se os filhos da Beltrana são mesmo dela,ou ela é uma nova Nazaré.
    A Globo como sempre dá a visão que ela quer,vai ver que tá perdendo audiência para blogs interessantes.
    Nota 10 pelo blog e nota 1000 pelo pai.
    Besitos

    ResponderExcluir
  66. E eu perdi??? Nãaaaao. Putz eu iria te mostrar pro marido e dizer olha lá o Palmito. Eu conheço ele! rarara. A internet tem dessas... de tanto te ler, tenho a impressão de que te conheço. E isso é muito bom, oras.
    Abração

    ResponderExcluir
  67. A procuradora diz que a partir do momento que você posta alguma coisa na internet, milhões de pessoas podem ter acesso. Bom, a partir do momento que você nasce, você está sujeito à ação (boas, ruins, neutras) de 7 bilhões de pessoas, de fato!

    Quando me mudei para Pedreira e conheci o Rafael, certo dia comentei dele para minha avó. Ela ficou curiosa e perguntou seu sobrenome... Num instante eu já sabia quem eram seus pais, onde ele morava, onde estudou, qual era a cor do seu carro....
    Minha avó de 80 anos que quase não sai de casa me deu a ficha completa.
    Malz aí, Rafa, nunca te contei isso!! haha
    Mas é o tal fator "cidade pequena" que não foi levado em consideração...
    Agora quero ver a justiça controlar as mexeriqueiras de plantão dessas cidades, para impedir que dados importantes da vida pessoal de um possa "vazar" e nos prejudicar por aí.
    Cada caso é um caso.

    Enfim, sua aparição foi muito curta, po! deveria ter sido melhor trabalhada! Tanta coisa interessante pra discutir sobre sua corujisse aguda!!! :)))

    Continuo preferindo seus posts alegres e tão ricos!!
    (ah, eu adoraria ter um acervo desses sobre minha infância e o desenvolvimento tanto meu, quanto o dos meus pais!!)

    Sucesso sempre, guris!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  68. Vim parar aqui depois do programa...Confesso que sua "ira" ficou evidente...Não deixaram vc abrir a boca! Parece que a conclusão que queriam chegar já estava formada, e vc ali, só para ilustrar, hahaha. E concordo que, pelos argumentos usados pela PROCURADORA ( que pareceu mais preocupada mesmo em PROCURAR cabelo em ovo, Maluf pode comemorar:Estupra mais não mata está com tudo, e a culpa é mesmo destas mulheres despudoradas que teimam em provocar. Império voltou e mandou abraço! Se eu andar à noite e for assaltada, culpa minha, claro...O bandido só estava fazendo seu trabalho! hahah. Melhor mandar seu pequeno de Burca para a escola, assim disfarça melhor! ;)

    ResponderExcluir
  69. Eu nunca tinha visto seu blog e muito menos esse programa do Bial.
    Tenho um blog que por opção não trata de maternidade, apesar de falar frequentemente sobre meus 3 filhos (acho que ninguém se interessaria sobre quando eles começaram a andar, por exemplo.) mas comoooo você pediu a opinião no post, aí vai:
    Achei sua participação bacana, mas, sei lá, achei razoável o conselho da promotora, porque pelo entendi a proposta do programa não era a segurança da SUA família e das pessoas que moram em cidades pequenas, na internet, mas sim a segurança de todos que escolheram se expor, assim como nós, acho só que ela usou um post seu como exemplo, saca? Porque no seu caso, pode ser que não faça diferença, como você já enfatizou, mas de repente no caso de outros blogueiros sim...

    Abraços e voltarei mais vezes!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...