4 de dezembro de 2011

Miguel Angelo porque

Escolher nome é horrível, né? Todo mundo tem uma sugestão. Mas pra escolher o do meu filho não foi difícil, eu e a Fran já tínhamos praticamente decidido tudo no 2º mês. Se menino, Miguel, caso menina, Sofia ou Alice.

Contrariando todas as simpatias e previsões (exceto a minha), veio um menino. E por que escolhemos o nome Miguel? Aliás, Miguel Angelo?

Não foi nem por causa do pintor, nem pela Tartaruga Ninja, te garanto ;-)

Eu e a mãe dele amamos muito um poeta curitibano, chamado Paulo Leminski. Seu único filho se chamava Miguel Ângelo Leminski. Os desfechos foram tristes, do poeta e do filho, Miguel Leminski morreu aos 10 anos, vítima do câncer, e esse foi um dos motivos pelo qual Paulo se afundou no álcool, que o matou de cirrose aos 44 anos.

"basta um instante / e você tem amor bastante"

Triste, né? Mas mesmo assim escolhemos esse nome, em homenagem ao poeta.

Eu queria só Miguel Noris, sempre odiei ter um segundo nome (o meu é Gustavo) e não queria que ele tivesse, aliás, minha avó Margarida também não, pois, como me contou, tive um parente de 3° ou 4° grau chamado Miguel Ângelo e ele era galinhão. Mas enfim, acertamos que seriam dois nomes, porque a Fran queria e ela fez chantagens e eu não ligava tanto assim hahahaha.

Miguel também completaria os arcanjos famosões, né, eu que sou Rafael, meu irmão que é Gabriel e ele que é Miguel (e minha cachorra que é a Mel). Mesmo eu sendo ateu, gosto dessas configurações, destas ordens, não sou radical :-)

Ah, morre... Diabo!

Até onde eu sei, meu nome é Rafael por causa do arcanjo, porque Rafael Gustavo eu não sei, deve ser mania de novela mexicana. E o seu nome, como foi escolhido? E se você tem filho, como foi pra escolher o dele? É nome composto também? Comenta aí :-D

47 comentários:

  1. Miguel Ângelo é poderoso, hein Rafa?! ;D

    Eu gosto de nome de anjos! Se a Maria fosse menino, seria Rafael ou Gabriel tb! ^^

    O meu nome eu não sei muito bem como foi escolhido... Diz meu pai que já sabia da história da 'deusa egípcia', mas eu acho que é pura balela.. hahaha

    Já o da minha pequena foi metade vontade antiga e metade intuição.

    Eu adoro "Juliana", tenho grandes amigas com esse nome! Todas de muito caráter, determinação e bom-humor! Mass eu queria um nome pequeno e forte. Julia me pareceu sempre a melhor opção. Queria ter o privilégio e pôr mais uma "Ju" incrível no mundo! #)

    Apesar disso, uma dúvida, um "falta alguma coisa" nos perseguindo...
    Queria Ana, nome da minha mãe. Mas.. "Ana Julia"?!... Não, Marcelo Camelo, fica pra próxima. ;)

    E depois de virar a madrugada que antecedeu o ultrassom listando nomes mil, eu adormeci e acordei no susto: "Maria Júlia!"

    Acordei o pai dela eufórica pra consultar, ele concordou sonolento e pronto. Resolvido! ^^

    ResponderExcluir
  2. hahahahaha consigo imaginar a cena, Ísis, da sua epifania da madrugada e o pai da Maria Júlia dizendo: "tá bom, tá bom, agora vamos dormir" como se não tivesse nem ouvido hahahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Hahaha....adorei. Se fosse menino,seria Miguel também. Sò Miguel pq sou contra nomes duplos. Acho forte e, apesar de ateia, gosto da "figura" do Arcanjo Miguel. A minha filha (que nasce em algumas semanas) será Sophia. Li que é do grego sabedoria. Um nome simples e forte.

    P.s. Adorei o Maria Júlia. Uma grande amiga tem uma filhinha com o mesmo nome, que chamamos carinhosamente de MJ (em inglês,"ême-djei").

    ResponderExcluir
  4. Rafael GUSTAVO? Tive que rir Rafa, hahahaha.
    Mas procurei saber mais sobre o trabalho do Paulo Leminski e gostei muito do que li e confesso ando lendo.
    Mas ao contrário de você eu tive uma grande sorte, iria me chamar 'Ligia Carolina' terrível, mas alguém coerente me salvou. hahahaha.
    Não gosto de nomes compostos, gosto de nomes simples, mas que sejam marcantes também... Gostaria de ter filhos com o nome de Maria, João e Marcos (tá muita criança para uma Carol, mas sonhar não vai fazer mal. hahahaha)

    Mas o do Miguel não achei absurdo, achei forte, gostei. (:

    ResponderExcluir
  5. Meus pais tiveram muita dificuldade pra entrar num acordo.
    Se nascesse menino, tava tranquilo, seria Luiz Elias, porque metade da família materna é Luiz e metade da paterna era Elias. Se viesse menina, ela queria Odília, que é o nome da minha bisavó, e ele queria Ximênia [ou qualquer grafia bizarra pra esse nome], por algum motivo misterioso.
    Um belo dia telefona um amigo da minha mãe para parabenizar pela gravidez etc etc e ela brinca, dizendo que seria Luiz por conta dele. Nisso le responde: Ué, se for menina, me homenagia também, coloca Mayra.

    E eu agradeço todos os dias pela existência desse santo.
    =P

    ResponderExcluir
  6. Lindo o nome que escolheu, Vanessa. E boa sorte no parto, tudo de bom pra sua família :-)

    ResponderExcluir
  7. Poxa, Carol, e o apoio? Fala que é bonito Rafael Gustavo, nem que seja mentira hahahahahaha Eu amo o Paulo Leminski, espero que ele te cative como me cativou *-------*

    E boa sorte com os 3 filhos, eu não penso em ter mais de 2, não hahahaha.

    ResponderExcluir
  8. Mayra, esse cara foi muito mais que um santo HAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  9. Sim, Miguel é um nome legal, e a história é triste mas bonita, mas esta ULTRA na moda então vc tem de considerar a questão de ter milhões de xarás, e de ser conhecido pelo segundo nome (sim senhor). Vc corre o risco de ter um Miguel em casa, mas na escola ele ser apenas Ângelo. Aliás, Alice também está SUPER na moda!

    ResponderExcluir
  10. Amo nomes compostos
    é tão
    tão
    tão

    novela Mexicana!!!

    amo mesmo

    Maria Izabela é o nome da minha princesa (1ano e 10 meses). A história do nome dela não é cheia de detalhes coisa e tal. Maria é o nome da mãe do meu pai (já falecida Maria das Graças) e Izabela é o nome da minha avó (vivinha vivinha Izabela Winter.

    o mais engraçado é que Maria Izabela não gosta de Maria, oi? a guria não tem 2 anos e se vc perguntar pra ela o nome dela sai - Izabela ou MiMi (apelido dela). Maria ela só diz depois que eu corrijo ela! posso?! é esse o pais que vai sediar a copa!!!

    Se ela sesse menino antes de eu saber que sesse menina seria Arthur. Simples assim

    beijocas

    aaaaaaaaaaaaaaah
    eu sou ADriana Cristina! não carece de comentários né?

    ResponderExcluir
  11. Meu nome foi roubado. hahahahaha.

    A melhor amiga da minha mãe sempre disse que queria uma filha chamada Bárbara, só que a minha mãe casou primeiro, e quando eu nasci, bom, minha mãe me deu o nome de Bárbara (que meu pai só concordou porque é um nome forte) e quando ela ligou para a melhor amiga para contar a primeira coisa que a amiga dela disse foi :
    - Você roubou o nome da minha filha.

    ResponderExcluir
  12. Rafa, por aqui a preocupação nem era pelo nome composto ou não, mas por nomes com "R" pelo meio que, no interior, ficaria com um sotaque muito caipira.
    A segunda preocupação era com um nome muito comum ou da moda: eu, como Juliana, conheço umas 40 com o mesmo nome e não queria que minha cria passasse por isso... E sempre fui fã de nomes russos [meus cachorros: Yuri e Catharina =P]

    Logo de cara escolhi 2 nomes masculinos e 2 femininos, assim como o pai- que fez o mesmo. Mas não chegamos em acordo algum. Influências familiares e palpites alheios à parte, o belo "Isadora" [que eu queria] foi escolhido por sorteio [roubado =X]: um melhor de 3 com papeizinhos e nomes escritos. E o Isadora saiu nas 3 vezes XD hahahaha

    ResponderExcluir
  13. O nome dos meus pequenos sao GRANDES, mesmo por opção nossa, e mais as letras dobradas e tals...Gostos dessas coisas. A maior de 9a é Giulianna, que não deixa de ser junção de Julia + Ana, mas pra não puxar a avo parterna com Ana Julia, optamos por essa derivação. O João Victor, de 5a era consenso antes de nascer, eu queria esse nome que alem de achar forte, é tambem o primeiro do pai. E a minha menorzinha q virou anjinho...Giselle Regina. Tudo assim, composto, ou letra a mais, só pra "personalizar", rs. É isso! e meu nome?? Estela Regina, o do pai, João Eugênio, hahahaha, tradição de família!

    ResponderExcluir
  14. Meus pais gostavam de nomes simples e curtos, então ficou Cici, Vivi e Mari huauhahua e pronto. Meu pai não gosta de segundo em japonês, então tb não temos. Até onde sei, meu nome significa "variação de Maria" ¬¬ huahuahua

    Bom, pro Fe... fomos falando varios nomes, por ordem alfabética, e anotando os que gostavamos. Pra menino seria Felipe ou Gustavo, e Fernanda pra menina. Aí qdo ele nasceu decidimos que seria Felipe mesmo, e queriamos segundo nome em japones. Depois de discutir muito, escolhemos Kazuya por causa do Tekken -_- uhauhahua Mas foi bem dificil, pq pensamos muuuito nos nomes... pensamos em apelido, iniciais, procuncia, hora da chamada na escola... tudo pro coitado nao sofrer bullying ahuahuhua ah, Kazuya significa "primeiro filho", então achei que serviu mto bem.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo, no final, acho que ele não será chamado nem de Miguel nem Ângelo, nosso sobrenome é mais incomum e bem mais legal de usar, porque tem a piadinha do Chuck Norris e talz hahahaha... Eu sempre fui chamado de Noris.

    ResponderExcluir
  16. Dri, sua filhota tem 1 ano e 10 meses e já se questiona do nome? hahahahahaha, ela é muito esperta :D

    ResponderExcluir
  17. Bá, tenho um casal amigo que estava morrendo de medo que nascesse menina e nós roubássemos o nome que eles planejavam pra filha (Sofia). Tiveram sorte no final, né?

    ResponderExcluir
  18. Ju, Izadora é um nome lindo, o destino foi legal com a filhota (não muito com você, né? hahahaha). Qual nome você queria?

    ResponderExcluir
  19. Estella, em casa é assim também, minha mãe é Adriana Filomena, meu pai é José Carlos, minha irmã é Mariana Carolina, meu irmão é Gabriel Luciano... Novela Mexicana rules!

    ResponderExcluir
  20. eu tenho uma coisa com nomes. Nome composto então... Socorro! Qdo eu tinha uns 13 anos, numa reunião de família eu falei que não gostava do meu nome pq o primeiro não combinava com o segundo. Separado eles eram aceitaveis mas, juntos, nunca! Aí pra completar eu disse que era como feijão com melancia; feijão e melancia separados são aceitáveis mas, juntos não rola. =D Meus primos tiram sarro de mim até hj.
    ah, e a combinação feijão com melancia que me foi dada é obra da minha mãe. nunca perdoei! kkk

    ResponderExcluir
  21. Yumi, acho Yumi mais legal que Mari hahaha. Aliás, o que significa Yumi? E vocês acertaram na escolha do nome, Gustavo é um nome muito feio. E Kazuya ficou legal, é o personagem mais sinistro do Tekken. Curti :)

    ResponderExcluir
  22. Mas diz aí, Aline, qual o teu segundo nome? :DDD

    ResponderExcluir
  23. Rafa, não tenho histórias de nomes compostos, só de nomes mesmo. Eu chamo Mônica, mas minha mãe queria Aretha. Meu pai me salvou das rimas escolares... Já a minha mãe, chama Ayéres, o contrário de sereia, por conta da fascinação da minha avó com o mar. Mas Dona Assunta (nome da minha vó), não foi tão poética com as outras filhas e assim nasceram tia Astrogilda (?!) e Tia Octacília (??!!), devidamente apelidadas de Gi e Tácio para o bem estar da família... Essa coisa de escolher nomes é uma loucura!
    beijos
    Mônica

    ResponderExcluir
  24. Gustavo não eh um nome feio ¬¬ ahuauhhauhua baka

    Então, dei uma pesquisada e encontrei isso:
    Yumi: Que Significa Arco (Arco); Útil Beleza. Este nome normalmente é dado a meninas com os olhos especialmente bonitos. Mulher exoticamente bela.

    Ou seja, um monte de mentira. Vou pesquisar melhor e depois te falo.

    ResponderExcluir
  25. Nossa, Mônica, nunca tinha visto o nome Octacília. Seu pai é um herói... e sua mãe, curte Aretha Franklin? :-)

    ResponderExcluir
  26. Tô brincando, Yumi, Gustavo é um nome bonito... Quando ele é o primeiro, claro. Eu tinha uma amiga chamada Aiyumi, ela tinha me explicado o significado do nome, junção de Ai (que é amor, se não me engano)e Yumi (que eu esqueci ¬¬)...

    ResponderExcluir
  27. Nunca tinha ouvido Rafael Gustavo, achei muito interessante! Gosto de nomes diferentes! Então, quando meu pai (Carlos Cezar) e minha mãe (Isabel) estavam grávidos fizeram uma lista com: Juliana, Mariana e Camila. Nasci, meu pai olhou pra mim e disse: tem carinha de Ana Lígia (também não me imagino com outro nome). Aí a mãe concordou e ficou assim mesmo!
    Quando eu tinha uns 9/10 anos eu dizia para minhas amigas e amigos: quando eu tiver um filho, vai ser menina e vai se chamar Maria Eduarda. Aí engravidei e antes mesmo de saber o sexo, estava pré definido o nome (e eu torcia para ser menina mesmo, pq se fosse menino o pai -Rafael- queria que o moleque chamasse Bryan). Perto delas nascer me deu um '5 minutos'. Pq o nome que eu havia escolhido há anos atrás (não revelarei quantos) resolveu aparecer em todas as meninas (surto de Maria Eduarda) e eu queria mudar pra Isabela para homenagear a minha mãe. E o pai não queria Isabela e lá veio a briga.. Por fim ficou Maria Eduarda que todos gostavam!!

    Ps: todo mundo que eu encontrava e comentava que minha filha se chamaria Maria Eduarda dizia: "Maria Eduarda? Vai se arrepender. Maria Eduarda é geniosa, brava e quer as coisas da forma dela." MAGINA QUE O NOME INFLUENCIA.. Mas influencia!! E MUITO!! Ela é exatamente tudo o que me diziam!! Mas isso não é ruim. Característica dela, o maior e melhor amor da minha vida!! <3

    Minha outra filha se chamará Maria Flor. Gosto de nomes compostos.

    ResponderExcluir
  28. Eh um nome bonito de qualquer jeito e ponto ¬¬ huahuaha Bom... não achei outro significado pra Yumi... mas Ai eh amor sim.

    ResponderExcluir
  29. Rafa, eu fui a causadora do seu nome Gustavo !!! Hahaha eu queria muito e dai a mãe escolheu o nome Rafael e colocou Gustavo para me agradar heheheeh mas enfim, nem posso falar nada porque meu nome ficou Mariana Carolina graças a nossa vovó que queria só Carolina e a mãe queria Mariana ... Como pode ver a mãe sempre quis evitar conflitos ... ;) amooooo

    ResponderExcluir
  30. Miguel é um nome lindo, eu acho.

    Rafael será o nome do meu próximo filho, não sei por que... eu gosto.

    O do Felipe foi um achado no meio de muita discórdia, encontramos o nome e concordamos que não seria nome composto, não gostamos, se eu te contar o meu vc vai amar o seu rs.

    Mas Miguel Angelo é um nome lindo, com um belo significado e uma linda homenagem.

    Beijos e ótima escolha.

    ResponderExcluir
  31. Nome é coisa séria mesmo, Gi! O meu é Rafael = medicina de Deus. E ó, peguei tanta doença e já me machuquei tanto, e tô vivo :-)

    ResponderExcluir
  32. Mari, depois você não entende porque a gente briga tanto, né? É tudo raiva reprimida por causa do nome hahahahaha

    ResponderExcluir
  33. Então, Gustavo. AHIUAHIUAIHUHUIAHIUAUHIAUHIHUAIHUIAHUIAHIUHAUIHUAI

    aiai

    Se eu fosse menino me chamaria Lucas, se menina Lívia ou Ana Beatriz. Meu irmão que escolheu o meu lindo nome composto que não parece de novela mexicana HISAOHUSA

    Ana é por causa da personagem Ana Terra, de uma série de livros do Érico Veríssimo. É uma mulher extremamente forte, sério. Pra você ter uma ideia, durante uma invasão, ela manda a cunhada e os sobrinhos/filho se esconderem na mata. Ela não foi junto porque os invasores veriam os objetos femininos e saberiam que tinha alguém se escondendo. E ela ficou lá, foi estuprada por um zilhão de pessoas pra proteger a família dela. O pai e o irmão, se não me engano, mataram o cara que ela amava e ela ainda ajudou (ou fez sozinha, não li o livro) a fundar uma cidade.

    Beatriz é da Divina Comédia, do Dante Alighieri, essa a história todo mundo conhece. :D Curiosidade: o Dante era apaixonado pela Beatriz Portinari, e ela morreu de tifo se não to bem louca. Ele começou a escrever o romance logo após sua morte e faleceu três dias após completá-lo oun/

    Fim.

    Minha filha vai se chamar Luísa. (: Meu filho ainda não sei ;x gosto de Fernando.

    ResponderExcluir
  34. Meus pêsames pelo seu segundo nome, Dina :-)

    E bote Rafael mesmo o nome do seu próximo filho, é um nome lindo e vai combinar com a beleza dele (se for parecido com o irmão, sucesso garantido), além de trazer muitas coisas boas pra ele hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  35. Ana, seu nome tem origem bem cult, mas a sonoridade não engana, é popular. Ana Bê parece nome de personagem de novela teen mexicana, tipo Anahí.

    ResponderExcluir
  36. AHHUAOIHUIAHAHUIAHUIAHIUAHIUAHUIUHIAHOUIAHUIAAHAHUIOHIUAHUIAHUIAHUIAHUIAHUIHUAIHUAIHUIAHUIAHUIAHUAHUHUAUHAHUIAHUAHIUHUIA

    ok, Gustavo. http://i614.photobucket.com/albums/tt223/Liliart2009/24%20hrs%20Colungueando/CarlosDanielBracho.jpg

    1x0 pra vc huiAHUIAIHU

    ResponderExcluir
  37. Meu nome foi escolhido por conta de uma atriz de novela da época. E minha mãe morria de medo que me chamassem de ISA por causa de uma biscaténha da vizinhança.

    O da Beatriz. Bom. Se fosse menino eu escolhia, se fosse menina o pai escolhia.
    Se fosse menino seria Miguel, homenagem de leve ao meu pai (Benedito Miguel), e mesmo sendo o marido que escolheria o nome se fosse menina, eu queria ARIEL. Mas todo mundo me encheu o saco porque Ariel pode ser menino ou menina porque era o da pequena sereia, e a caralhada toda.

    Dai desencanei.
    E um dia uma amiga falou " Beatriz é legal". Dai no mesmo dia conversando com marido e dando uma lsita de nomes, ele " Beatriz é legal". E no mesmo dia eu coloquei Chico Buarque para ouvir, e ouvi BEATRIZ. E pronto, nome escolhido.
    Pela amiga, pelo pai e pelo Chico Buarque.

    Beijos

    ResponderExcluir
  38. ahuahuhuahuahuahau tá, eu faço um chocotone ou um cheesecake de frutas vermelhas e esquecemos isso de nome blz? uhahuahuahua

    ResponderExcluir
  39. hahahahaha... nome de "novela" também, hein Kira, mas ao menos não é mexicana. E o apelido Kira veio de onde?

    E Beatriz é mesmo um nome legal, e a música, que não conhecia mas acabei de ouvir, também é :-D

    ResponderExcluir
  40. Rafa, o pai da Duda também é Rafael!! Ele se machucou muito também.. quando a gente namorava, eu achava inclusive que o menino era na verdade um gato com 7 vidas!! Já sobreviveu a um acidente de moto, atropelamento por onibus.. Só tá vivo por Deus!! rs

    ps: Não disse o quanto o nome do Miguel é lindo.. assim como ele!!
    E a minha cachorra também chama Mel!! <3

    ResponderExcluir
  41. Meu nome seria Yohana Cristina, mas ao nascer, meu pai teve a brilhante ideia que ele tirou sabe-Deus-lá-da-onde de homenagear minha mãe que se chama Lílian e colocou Lílian Cristina. Aí ficou decidido que, caso houvesse um segundo herdeiro e se fosse menina se chamaria Yohana. Seis anos depois, mamãe ficou grávida. "Eu gosto de Rebeca, papai" e assim foi. Duas Lílian, uma Rebeca e nenhuma Yohana (que, pra falar a verdade, acho um tanto quanto "exótico")
    A propósito, Miguel é um dos nomes que pretendo colocar no meu filho, quando tiver um. Espero que minhas decisões não sejam ão firmes quanto as do meu pai para nomear os filhos, hehehe.

    ResponderExcluir
  42. O meu é graças ao surto que rolou no fim dos 80's e início dos 90's... Caroline... reza a lenda que é por causa da dona princesa de Mônaco..


    Já minha filhota Rafaela é em homenagem ao meu avô.. nunca pensei em um nome diferente pra ela..

    ResponderExcluir
  43. Luh disse...
    O meu é Luciana Cristina. Argh, odeio esse Cristina! Tradição da familia, a maioria das primas tem Cristina, mas não sei porque e ninguem sabe explicar.
    Meu bebê também se chama Miguel, minha sogra queria que nós colocassemos um segundo nome, mas já basta o pai (Filipe Antonio) e a mãe né? hahaha.

    ResponderExcluir
  44. Ana Carolina aqui, pelo menos combina! haahha
    Ri alto com o Miguel, Gabriel, Rafael e Mel! ahuahuhhuhuhuahuauha

    Eu gosto de Miguel é bonito! E Angelo, só conheci UM até hoje. Que é um bom menino e gatenho! hahaha

    ResponderExcluir
  45. Chamo-me Giovanna Cristina, e, assim como já li aqui, mais algumas mulheres da minha família também têm "Cristina" como segundo nome. Eu, particularmente, não gosto, acho dois nomes muito compridos pra ficarem juntos. Além do mais, justamente pelo tamanho acabei não recebendo o sobrenome da minha mãe, uma pena :( Trocaria um nome por um sobrenome! hehe
    Quando tiver filhos, e se tiver, gostaria que eles tivessem nomes simples, curtos ou longos, talvez considerados antigos, como Joaquim, Benedito, Valentina, Elisa... por aí.

    ResponderExcluir
  46. eu ainda nao tenho filhos, mas penso muito em nomes...
    qndo eu tiver, vai ser MARINA se for menina, e BENTO se for menino....

    ResponderExcluir
  47. Eu ainda ñ tenho filhos , mas se algum dia eu tiver eu colocaria João Miguel acho lindo esse nome soa suave. Ângelo Miguel tbm é lindo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...