Clique aqui para navegar por temas

Organização, mudança de hábitos e diversão com Habitica

Eu sou uma pessoa desatenta e desorganizada. Por isso mesmo, tem um assunto que adoro: foco e produtividade. Sempre estive em busca de apps, sites, artigos, livros que pudessem me ajudar, mas nunca deu muito certo. Isso até encontrar o... Habitica!

Imagem de divulgação do Habitica, ferramenta de produtividade e organização gamificado

O que é o Habitica? É um site de organização gamificado, que também tem apps para Android e iOS. Nele você cria seu personagem, escolhe hábitos que quer ganhar ou perder, coisas que você precisa fazer todo dia e tarefas que não pode esquecer. Cada vez que você as faz, de acordo com a dificuldade (as dificuldades você escolhe como trivial, fácil, médio ou difícil) você ganha experiência, itens, moedas e... a sensação de dever cumprido, claro.

Com os itens e moedas, você pode ir comprando equipamentos cada vez mais legais para personalizar seu carinha e também conseguindo mascotes mais bacanas para te acompanhar nas batalhas do dia a dia.

Saca só a tela da versão web dele:



Os hábitos podem ser positivos ou negativos, tipo: fazer caminhada (positivo) e dormir tarde (negativo). Quando você faz hábitos positivos, ganha coisas, quando faz os negativos, perde coisas e pontos de vida. Simples. Seu objetivo é ficar vivo e mais forte no jogo, mas isso também acaba se refletindo na vida fora dele ;-)

Imagem com hábitos e diárias do meu filho no Habitica
Alguns hábitos e diárias do meu filho #aos6 no Habitica.
Outra coisa legal é a possibilidade de formar grupos. Depois de usar o Habitica por meses sozinho, decidi criar uma conta pro meu filho e sugerir pra minha namorada também criar uma. O jogo tem a possibilidade de formar grupos para sair em missões super engraçadas, enfrentando monstros no Pântano da Estagnação, a necromante Recaída, entre outras. Quanto mais hábitos e diárias os integrantes dos grupos fazem, mais danos são causados nos chefões, e se alguém deixa de fazer algo, todos tomam dano.

Conheço pessoas que não gostam desse tipo de sistema de recompensa, por entender que a criança poderia "viciar" em ser recompensada por fazer coisas que seriam triviais. Aqui em casa não percebi isso, já que sempre conversei com o Miguel que a recompensa é nos tornarmos melhores em algo, e não os itens dos personagens ou moedas.

O Habitica é gratuito, mas você pode ser assinante para apoiar o projeto e ganhar itens especiais (eu decidi assinar porque ele me ajuda demais). Eu recomendo muito, para pessoas de todas as idades!