Clique aqui para navegar por temas

Dicas de livros para o Dia do Folclore | Leitura Compartilhada #3

Dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore Nacional, e é também dia de episódio novo do Leitura Compartilhada. Por isso, vamos indicar dois livros muito legais relacionados a mitologia brasileira.


O primeiro livro que indicamos é da Tatiana Belinky, uma autora que já lemos diversas coisas e gostamos muito. Na ida à biblioteca na semana passada descobrimos "Dez Sacizinhos". Ele é um livro todo rimado com o personagem mais famoso do nosso folclore: o Saci Pererê. Aliás, um grupo deles. E a Cuca também aparece.

Mas não queremos ficar só no mainstream, porque somos hipsters nosso folclore é rico e tem muito mais para explorar. Então compramos "O Mais Assustador do Folclore", livro de Luciana Garcia que traz vários monstros legais e, infelizmente, menos conhecidos da maioria, como Mapinguari, Jurupari, Capelobo, Cabra-Cabriola, Gorjala, entre outros.

Confira em nosso vídeo mais informações sobre eles:



Além desses dois livros, vale destacar as coleções Brincando de Folclore e Lendas Brasileiras, que são da Turma da Mônica e apresentam também para as crianças essas coisas lindas que são os monstros brasileiros. Isso fora os clássicos do Monteiro Lobato, mas enfim, no vídeo quisemos indicar obras que são legais e menos conhecidas.

E você, também tem dica de livro que envolva personagens folclóricos? Deixe aí nos comentários!