Clique aqui para navegar por temas

A minha Central Park

Há algumas semanas acabei de ler o livro Start, de Jon Acuff. Estou numa fase de começar vários novos projetos, mas me sentindo um pouco cansado e desmotivado, então quando passei por aquela área da livraria onde livros de negócios e auto-ajuda se misturam, decidi que ler um desses livros se não me fizesse bem, também não me faria mal.

Mas por que cito o livro? Simples, tem um trecho dele que me tocou profundamente e acho que pode ser de grande ajuda ao meus leitores. É o seu conselho: construa sua própria Central Park :-)

Central Park, pelas lentes de Chris Ford

A teoria é a seguinte: quem vai a Nova Iorque pode pensar que o Central Park, um recanto verde da cidade, talvez o único relevante, devia dar lugar a outra coisa, pense quanto dinheiro e inovações poderiam surgir se colocassem uns prédios aqui e ali, uns centros comerciais e tal. Só que o lance não é esse: a cidade entraria em colapso se não houvesse esse espaço de sossego no meio da loucura que é a metrópole.
Precisamos desse tipo de espaço, físico e mental. Nossa cultura vive num surto de ansiedade que não suporta o sossego, queremos sempre preencher nosso descanso com alguma atividade "útil", um curso, um freela ou hora extra, uma leitura técnica ou até mesmo coisas mais simples como checar o email profissional fora do expediente. A gente quer ser mais produtivo, ganhar mais dinheiro, ainda mais quando gostamos do que fazemos. Mas a real é que precisamos de uma área não-comercial em nossa Nova Iorque, a.k.a. mente.

Precisamos cultivar um lugar onde podemos ler uma ficção qualquer, desligar-se do smartphone, não ficar buscando novas ideias, não ter pressa, brincar com filho ou animal de estimação. Hoje mesmo eu estava no parque com o meu filhote, lendo um romance podólatra, smartphone com internet desligada, depois caminhando pelo bosque do lugar, com bambus na mão para matar zumbis caso aparecessem.

É tão fácil ser alguém melhor se dando a oportunidade de fazer algo assim uma vez por quinzena que seja :-)



Mais que recomendo! E no fim das contas, não precisa nem ser um lugar fora de casa. Você pode desligar o computador, abrir a janela, fechar a porta e meditar numa simples cadeira por 10 minutos que seja.