Clique aqui para navegar por temas

Ivan e Iuri Capelatto lançam livro em Campinas

Ivan e Iuri Capelatto, pai e filho, ambos psicólogos, acabam de lançar um livro em conjunto chamado A Equação da Afetividade.

Iuri e Ivan em palestra realizada no Colégio Imaculada Conceição

No livro, eles tratam de uma de nossas dores de cabeça mais comuns: a birra de crianças. A raiva que a criança sente ao ser contrariada, seja por necessidade ou desejo dos pais, não é sinal de que ela é mal-criada, revoltada ou coisa do tipo: é uma reação natural. E mais, é sinal de saúde mental.

“Iuri – (...) Quando as amígdalas cerebrais recebem a informação do meio de que há algo que pode ocasionar perigo ou perda, elas são acionadas. É comum que daí decorra um comportamento de fuga, paralisação, mas geralmente a reação é de raiva. Por exemplo, no momento em que a mãe pede para o filho de dois anos interromper a brincadeira e ir dormir, isso vai gerar na criança o medo de perder aquele prazer que estava tendo. Quando ela sente esse medo, as amígdalas são acionadas. E, então, sua expressão será de raiva, porque a criança não sabe como lidar com esse medo."

Em A Equação da Afetividade os Capelatto nos mostra como podemos ajudar nossos filhos a administrar esse sentimento, para que se tornem adultos emocionalmente saudáveis e afetivos.

Mais do que recomendar este livro pra todos os meus leitores que tem filhos, gostaria de divulgar o lançamento de A Equação da Afetividade em Campinas. Ele ocorrerá no dia 20 de junho, quarta-feira agora, às 19h no auditório da Livraria Cultura (fica lá no Shopping Iguatemi).

Ah, consegui um livro com a Editora Papirus para sortear entre meus leitores. Para participar é mega simples:

1) Curta nossa página no Facebook

2) Vá em nossa aba de Promoções e clique em Participar.

Aí é só cruzar os dedos, o resultado sai no dia 19 à noite. O ganhador terá a opção de retirar o prêmio lá no lançamento mesmo (e garantir que ele seja autografado pelos autores) ou eu mando depois por correio, caso a pessoa não seja da região ou não tenha conseguido ir.