Clique aqui para navegar por temas

Filme para os Pais - The Babadook

Embora esse quadro se chame "Filme para os Pais", pensando em pais homens, hoje o post será pela primeira vez mais voltado para mãe (embora aberto para pais também), com a dica de um filme com uma mãe como protagonista.

É que eu não podia deixar de falar de The Babadook (2014), filme de terror australiano, escrito e dirigido por Jennifer Kent. A história acompanha uma mãe solo com seu filho pequeno e a dificuldade dela em lidar com a morte do marido, as atitudes problemáticas da criança e seu trabalho esgotante.

Cena do filme The Babadook, filme de terror australiano

E as coisas só pioram quando um livro de aparência infantil aparece no quarto de seu filho e ele pede para a mãe ler. O livro conta a história de uma criatura sinistra chamada Babadook, que vive nas sombras da casa e vai matar toda a família. A mãe tenta se livrar do livro e acalmar o menino, mas em vão, o livro sempre volta para a casa e a criança está cada vez mais apavorada com a história, pois acredita que o monstro está em casa.


Cena que mãe e filho leem o livro do Babadook.
Mas The Babadook não é apenas um filme de terror de mãe e filho com criatura sobrenatural, até porque senão nem o destacaria aqui. A obra é uma trama extremamente poética e que fala diretamente com certas preocupações que os pais passam e com um tema muito importante: a depressão. O monstro tem muitas semelhanças com esse transtorno, por exemplo: ele desequilibra as relações familiares, ele faz as pessoas tomarem atitudes que não fariam racionalmente, ele se fortalece quanto mais se tenta negar a existência dele, etc.

Recomendo MUITO!

Trecho do livro Mister Babadook.

O filme The Babadook está disponível na Netflix, você pode assistir clicando aqui caso seja assinante. Caso ainda não tenha assinatura, comece seu mês grátis: http://bit.ly/netflixassinar

E sim, este é um post em parceria com eles, porque o Família Palmito faz parte do #StreamTeam, a rede de blogueiros de família da Netflix \o/