Clique aqui para navegar por temas

#MêsDoLivro - E fim.

Chega ao fim o desafio #MêsDoLivro, em que lemos 30 livros diferentes em 30 dias, comemorando as diversas datas ligadas a literatura que o mês de abril possui: Dia Internacional do Livro Infantil (02/04), Dia da Biblioteca (09/04), Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e Dia Mundial do Livro (23/04).


Um mês de muitas descobertas, de livros, de autores, de lugares e também de informações, muitas dolorosas, sobre os hábitos de leitura no Brasil. Chego em maio muito mais consciente do meu papel como pai e sobre a importância do incentivo à leitura para o desenvolvimento da educação e cultura :-)

Só para reforçar, o desafio chega ao fim, mas as leituras e recomendações, não. Sempre que tivermos algo legal para indicar voltarei aqui para contar. Ou isso ou vocês podem me acompanhar lá no Skoob, que para quem não conhece é uma rede social brasileira que agrega pessoas apaixonadas por livros.

Sem mais rodeios, vamos às recomendações de livros para a criançada?

23- Dois Monstros, escrito e ilustrado por David McKee.
♥♥♥♥ - Editora Martins Fontes
Dois monstros que nunca se viram começam a discutir por bobagem, porque um acredita que o dia está indo embora enquanto o outro acha que não é o dia que está indo embora, mas sim a noite que está chegando. Como isso acaba só quem ler vai descobrir. Garantiu muitas risadas por aqui, principalmente por causa dos xingamentos inusitados que os dois monstros usam para se atacar.

24- Monstros S.A.: O Temido Mike.
♥♥ - JC Editora
Esse livro foi meu dinheirinho pior gasto. A história até poderia valer 3 estrelas, mas como a expectativa era alta. Foi frustrante. A história mostra Mike fazendo mil e uma coisas para tentar assustar o Sullivan e assim provar que também pode ser assustador.

25- Fiz Voar o Meu Chapéu, escrito por Ana Maria Machado e ilustrado por Zeflávio  Teixeira.
♥♥♥ - Formato Editorial
Uma história no estilo efeito dominó, que começa quando uma garota perde o chapéu. Alguns desdobramentos são bacanas, outros nem tanto.

26- Bruxa Onilda Vai à Festa, escrito por E. Larreula e ilustrado por R. Capdevila.
♥♥♥♥ - Editora Scipione
Bruxa Onilda é <3. Nesse livro ela vai para a festa que sua prima está organizando e tenta de todos os modos vencer as competições, criando diversas confusões. Uma leitura bem divertida!

27- A Primavera da Lagarta, escrito por Ruth Rocha e ilustrado por Maria Cecília Marra.
♥♥♥♥♥ - Editora Melhoramentos
A história mostra vários insetos, liderados pela formiga, que andam muito bravos com a lagarta, que só come e come demais. Em uma reunião secreta, decidem ir tirar satisfação com ela e recebem de presente uma lição inesperada. É uma fábula bem bonita que trata sobre tema como tolerância, paciência e respeito. E, claro, ensina como nascem as borboletas caso o pequeno ainda não saiba :)

28- Bichos, Bicho!, escrito por Ciça e ilustrado por Ziraldo.
♥♥♥♥ - Editora FTD
Os poemas de Ciça são bem divertidos, mas eu deveria ter lido eles antes de pegar na biblioteca, pois acabou que muitos trocadilhos e brincadeiras linguísticas o Miguel não pegou. Mas recomendo, para crianças maiores, talvez de 6 a 8 anos.

29- O Monstro, escrito Rosana Rios e ilustrado por Margarethe Shibuya Itai.
♥♥♥♥ - Editora Scipione
Nossa, que história triste no fim das contas hahahaha o menino descobre um monstro na sala e ninguém da família dele dá bola, ocupados que estão com as tarefas do dia-a-dia, acreditando ser só mais uma fantasia infantil. Não gostei muito das ilustrações, por achá-las com cara de livro didático, mas a história é boa.

30- Rimas de Ninar, escrito por Tatiana Belinky e ilustrado por Elma.
♥♥♥ - Editora Ática
Há bons momentos em Rimas de Ninar, mas no geral não curtimos tanto. Algumas ilustrações não conversam bem com os versos e isso fazia com que a leitura tivesse de ser interrompida, quando o Miguel fazia perguntas e eu não tinha respostas e forçava conexões.