Clique aqui para navegar por temas

#MêsDoLivro - Blogs amigos e mais dicas

Mais uma semana de desafio #MêsDoLivro com muitas dicas de livros infantis. Fazer da leitura um hábito é uma delícia! :-D


E o Dia Mundial do Livro é já nessa semana que vem, dia 23 de abril. Outros pais blogueiros decidiram contar os hábitos de leitura de seus pequenos e dar dicas de literatura infantil. Passem lá no blog Para Beatriz, da Isa Kanupp, e no blog Coisa de Pai, do Léo Vargas e confiram!

A dificuldade dessa semana é que foi acabando meu estoque de livros curtos, mas fomos mais uma vez para a biblioteca garantir que não perdêssemos nem um dia do desafio. Porque assim, temos bastante livros em casa, mas eles são na maioria antologias de contos infantis. E não dá pra ler uma antologia num dia, nem vale um conto (embora vários livros que temos lido sejam do tamanho de um conto rs).

Bem, chega de blá blá blá e vamos aos livros lidos da semana:



9- Pufinho, escrito por Margareth Wild e ilustrado por Julie Vivas.
♥♥♥♥♥ - Editora Fundamento
Pufinho é uma fábula muito legal sobre paciência e crescimento, em que o protagonista, um pequeno papagaio-do-mar, quer sair da toca e curtir a vida lá fora, mas tem que esperar crescer e ficar forte para suportar os desafios. Assim que acabamos a historinha fomos correndo para o computador procurar fotos desse simpático bichinho.

10- Diogo e o Monstro, escrito por Cristina Von e ilustrado por Eliza Freire.
♥♥♥ - Editora Callis
O texto e as ilustras são bem feitos, mas achei que o livro exagerou no moralismo...

11- O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado, escrito e ilustrado por Don e Audrey Wood.
♥♥♥ - Editora Brinque-Book
O ratinho é bem simpático e queria apenas comer seu morango, mas nós precisamos ajudá-lo a salvar seu alimento do urso esfomeado. Gosto de como ele quebra a quarta parede

12- Rock para Pequenos, escrito por Laura Macoriello e ilustrado por Lucas Dutra.
♥♥♥♥ - Edições Ideal
Esse livro poderia ter um post só para ele, de tão legal que foi a experiência aqui em casa. Um presentão lindo da matata Bruna. Nele, a cada página há uma estrela do rock e um trechinho falando de alguma peculiaridade dele. O texto é forçado às vezes, beirando o nonsense. Mas a ideia de retratar várias figuras para apresentar aos pequenos é fantástico! Para a leitura ficar mais legal, criei a playlist Rock para Pequenos no Youtube para a cada página virada apresentar uma música da banda representada. Minha surpresa foi o quanto o Miguel gostou de Janis Joplin :-D

13- Adivinha Quanto Eu Te Amo, escrito por Sam McBratney e ilustrado por Anita Jeram.
♥♥♥♥♥ - Edições Martins Fontes
Perdi a conta de quantas vezes li e reli essa história fofa. Nunca me canso, e o Miguel também não, do pai e filho que disputam para ver quem ama mais um ao outro. Mega recomendo!

14- Tatugo Timbó: os animais silvestres, escrito por Patrícia Secco e ilustrado por Daniel  Kondo.
♥♥♥♥ - Edições Melhoramentos
É muito comum ser chato ao falar de temas ambientais com crianças, mas esse livro não tem esse problema. Pedro e Paula, as crianças do livro, aprendem sobre tráfico de animais na escola e correm pra casa querendo fazer algo pela velha tartaruga da família, mas o Tatugo as acalma contando sua história de vida e ensinando de maneira simples a olhar o fato por mais de um ângulo.

15- A Galinha Ruiva, adaptação de Honorino de Marchi.
♥♥♥ - Edições Edelbra
Excitação! Nostalgia! Ansiedade! Alegria! Tudo isso passou na minha cabeça quando achei esse livro na biblioteca, eu adorava tanto essa coleção quando era pequeno que não pensei duas vezes para levar para o Miguel conhecer. Foi um pouco frustrante, pois o livro é muito moralista, mas ainda assim gostei, principalmente por conta das imagens.


Já leram algum desses? Leram algum esses dias e querem recomendar? Comente aqui :-)