Clique aqui para navegar por temas

Música para os pais - Time in a Bottle, Jim Croce

Simpatizei com Jim Croce assim que vi a foto dele e seu bigode. Aí vi uma foto dele com o filho, depois sua música, me apaixonei e fui ver a história do músico. Chorei e vocês saberão porquê.


Jim conheceu sua futura esposa em um evento de música folk, onde ele estava como júri de uma competição. Pouco tempo depois, já namorando, lá estavam eles de bar em bar tocando juntos, do blues ao rock n rool, passando pelo folk e country também.

Acabaram se casando e gravando um álbum em Nova Iorque, cidade onde estavam morando então. Mas o álbum não obteve boas vendas, Jim, desanimado com a cidade e com a indústria da música, decide voltar a morar na Pensilvânia e trabalhar como caminhoneiro e com construções.


Em setembro de 1971, Ingrid deu à luz Adrian James Croce, ou A.J., e então eles formaram a família que sempre sonharam. Isso inspirou Jim de uma maneira muito intensa e ele decidiu retomar sua carreira como músico.


Em 1972 ele consegue lançar You Don't Mess Around with Jim, que contava com uma música que ele havia escrito quando Ingrid lhe contou que estava grávida, do A.J., e que se chama Time in a Bottle. Ela possui uma letra maravilhosa que discorre sobre o principal problema do pai: o tempo.

If i could save time in a bottle
Se eu pudesse guardar o tempo numa garrafa
the first thing that i'd like to do
a primeira coisa que gostaria de fazer
is to save everyday till eternity passes away
seria guardar todos os dias até a eternidade
just to spend them with you
só para gastá-los com você

No ano seguinte, Time in a Bottle alcançaria a 1ª posição no Pop Singles. E em 1974 o álbum chegaria a 1ª posição na Billboard! Mas isso Jim não viria a saber, pois no final de 1973 o avião em que viajava viria a cair e interromper sua promissora carreira como músico, marido e pai.

but there never seems to be enough time
mas parece que nunca há tempo suficiente
to do the things you wanna do
para fazer as coisas que você gostaria

:'(

E se você estiver com triste, cuidado, o clipe desta música pode te deixar pior de tão lindo que é:



Time in a Bottle

If i could save time in a bottle
the first thing that i'd like to do
is to save everyday till eternity passes away
just to spend them with you

if i could make days last forever
if words could make wishes come true
i'd save everyday like a treasure and then
again i would spend them with you

but there never seems to be enough time
to do the things you wanna do
once you find them
i looked around enough to know
that your the one i wanna go thru time with

if i had a box just for wishes
and dreams that had never come true
the box would be empty except for the memory of how
they were answered by you


Querido leitor, imagino o quanto deve estar sofrendo com esta história, e como não quero que você vá embora deste post com estes sentimentos, relaxe os ânimos vendo a versão desta música feita pel'Os Muppets:



Ficou mais calmo? Então curta e comente :-)

ATUALIZAÇÃO 25/01/20

Esse post segue sendo um dos mais visitados do blog e, reparando no tanto de tempo que passou desde o acidente de Jim, decidi fazer algo que não havia me passado pela cabeça quando escrevi o post original: pesquisar como a vida de A.J. Croce prosseguiu.

Uma coisa que me deixou puto demais foi descobrir que Adrian James, na infância, foi abusado fisicamente de maneira tão grave pelo seu padrasto que ele chegou a perder toda a visão. Perdão pelo meu francês, mas é muito merda pensar que uma criança pequena que passou por uma puta tragédia acaba caindo numa situação dessas alguns anos depois.

A música foi sua válvula de escape e, enquanto ia recuperando a visão, seguiu estudando piano e aprendendo muita coisa de ouvido.

Um dos destaques no início de sua carreira foi ter aberto um show do B.B. King aos 18 anos. Ele conseguiu construir sua carreira sem explorar a imagem do pai, mas sem ignorá-la.

Foto mostrando AJ Croce com sua esposa Marlo, sua filha Camille e o filho Elijah.
Adorei conhecer as músicas dele, me lembrou muito o estilo do Ben Folds (que já destaquei músicas aqui), misturando pop, rock e jazz.

Infelizmente, as tragédias não ficaram no passado distante: em 2018, Marlo Gordon, sua esposa, morreu vítima de uma doença rara e repentina que atingiu seu coração, quando inclusive ele estava mal de saúde. A.J. comentou na virada daquele ano dizendo que foi o pior de sua vida :(

Com os dois filhos deste relacionamento já adultos, Camille e Elijah, AJ segue em sua carreira musical, transformando o mundo a sua volta em poesia.

Nesse começo de ano, AJ Croce tocou pela primeira vez a música Time In a Bottle de seu pai e ainda fez comentários sobre ela. Confira: