Clique aqui para navegar por temas

Música para os pais - Sail to the Moon, Radiohead



Thom Yorke é um cara muito reservado quanto a sua vida pessoal. Pra ter uma ideia, não achei nenhuma foto na internet de seus dois filhos, Noah e Agnes.

Na verdade, eu nem sabia que ele era pai até começar a pesquisar pro Música para os Pais. Mas ele é e, como acontece com todos os pais, isso causou uma grande mudança na vida dele. Ó ele falando sobre paternidade:

"Ai, meodeos, eu não suportava os pais novos que ficavam papagaiando sobre seus filhos, era um tédio, eu me desligava do papo e ficava nos 'Ah, é, ah, sério?'. Mas virar pai foi ótimo, porque me iluminou. Você deixa de ser o centro do universo e isso é bom. E ser pai ajudou a me voltar para a música. Meu filho desempenha um papel super importante no que faço e espero que ele saiba disso um dia." via

Tanto é que no álbum que o Radiohead lançou em seguida, Hail to the Thief, há várias músicas com referências a histórias infantis. O clipe de "There, there", por exemplo, se passa num ambiente fantástico inspirado nos contos de fadas que Thom lia para seu filho.

Cena do clipe There, There


Mas a música diretamente inspirada pelo filho é a 3ª faixa do álbum, Sail to the Moon.

Na boa, não consegui entender a primeira estrofe da letra, mas a segunda sim. "Maybe you'll / Be president / But know right from wrong" (Talvez você seja um presidente, mas que sabe a diferença entre certo e errado) são versos, sem querer, políticos. Segundo Thom, virar pai aumentou sua responsabilidade e interesse pelo mundo, principalmente sobre as injustiças que afetariam as futuras gerações.

E nos versos seguintes, "Or in the flood / You'll build an Ark / And sail us to the moon" (Ou durante a inundação você contruirá uma Arca e nos levará à lua), ele faz uma brincadeira com o nome do filho, Noah é Noé, Bíblia, Arca, Dilúvio, hãn, hãn? :-)

Sail to the moon, como é de se esperar de uma música do Radiohead, tem uma melodia bastante experimental, e a letra é muito aberta, permite entender de várias maneiras, não vou tentar interpretar aqui tudo, mas, mais que algo político (poxa, temos de lembrar como a época tava complicada, teve o 11 de setembro, guerra ao terror, coisa e tal), me parece uma canção/fábula de um garoto, Noah, que vive num mundo ruim (afinal, o dilúvio veio para limpar a Terra, que era um lugar "mal"), mas que tem o poder de mudar isso e salvar o planeta. Sei lá, acho bacana isso.

Ouça a música, acompanhe a letra e depois me diga o que você acha:



Sail To The Moon

I sucked the moon
I spoke too soon
And how much did it cost?
I was dropped from moonbeams
And sailed on shooting stars

Maybe you'll
Be president
But know right from wrong
Or in the flood
You'll build an Ark
And sail us to the moon
Sail us to the moon
Sail to the moon